Populares Mês

sexta-feira, 7 de março de 2008




Porque o próximo jogo da Liga é contra a A.A.Coimbra e porque as semelhanças são muitas, gostaria de perspectivar o encontro de domingo, fazendo uma analogia com o passado, aproveitando, sem saudosismos, para recordar momentos de grande emoção, tristezas, amarguras, alegrias...! Tendo em vista o futuro que é já depois de amanhã.
A época 1983/1984 significou a primeira grande caminhada europeia do F.C.Porto. Na extinta Taça das Taças, os ainda imberbes Dragões, começaram por eliminar o Dinamo de Zagreb ( derrota 2-1 fora e vitória 1-0 em casa), o Glasgow Rangers pelos mesmos resultados, o Shaktyor Donestsk ( agora Shakhtar Donestsk, 3-2 nas Antas e 1-1 na Ucrânia), o Aberdeen ( 2 vitórias por 1-0), tendo perdido ingloriamente, a final para a Juventus em Basileia, por 2-1.
Para vos dar conta das emoções dessa grande época desportiva basta dizer; eu fui um dos que invadiu a pista do aeroporto de Pedras Rubras.
Depois de uma época assim, a época seguinte, 1984/1985, foi encarada a nível internacional, com grande optimismo; era a época da consolidação do prestígio europeu do F.C.Porto. Não foi, foi um verdadeiro pesadelo. Na 1ª eliminatória fomos atirados borda fora por o Wrexham, equipa galesa, que jogava na 4ª divisão de Inglaterra. Perdemos 1-0 no País de Gales, vencemos 4-3 nas Antas, numa noite de grande temporal, onde os Deuses pareceram estar todos contra nós.
Imaginem pois a desilusão, desencanto, frustração...!Enfim, foi muito difícil de ultrapassar. Mas, a vida tinha de continuar e no domingo a seguir jogavamos para o campeonato, sabem quem era o adversário? Pois é, era a Académica, em Coimbra. Os portistas deitaram para trás das costas tudo que tinham passado e sentido, mobilizaram-se, invadiram Coimbra, encheram o estádio e com um apoio vibrante disseram à equipa que, como diz o provérbio :" tristezas não pagam dívidas." A equipa percebeu a mensagem, seguiu-nos o exemplo, ultrapassou os problemas, ganhou por 3-0 e fez uma grande exibição.
É este exemplo para nós e para o grupo que espero ver seguido no domingo. Não é fácil, o murro no estômago deixou marcas, mas, juntos vamos conseguir. Até porque o nosso lema é : " a Liga é para conquistar o mais depressa possível."
Convocados do F.C.Porto:
Helton e Nuno.
Fucile, P.Emanuel, B.Alves, J.Paulo, M.Cech e Lino.
P.Assunção, Lucho González, R.Meireles, Kazmierczak e M.González.
R.Quaresma, Adriano, Farías, Lisandro e Tarik.
Árbitro: Cosme Machado, auxiliado por José Ramalho e Fernando Pereira.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset