Populares Mês

segunda-feira, 12 de maio de 2008



Um jornalista sério é aquele que crítica quando acha que alguém merece críticas, mas também é capaz de elogiar, quando quem anteriormente mereceu críticas, faz por merecer elogios.
Ora não é esse o caso de J.M.Delgado, que em relação ao Presidente do F.C.Porto nunca vê razões para elogios, mas está sempre pronto para críticar.
J.N.Pinto da Costa é o ódio de estimação do jornalista de ABola que nunca foi capaz de destacar com um Ás o Líder portista, mesmo quando o F.C.Porto já vai no terceiro campeonato consecutivo, mas sempre que pode- hoje foi mais um dia - lá está ele a atirar-se ao Presidente dos Dragões e a dar-lhe um Duque, seja a propósito do que for. Então nesta matéria do Apito...nem sequer há presunção de inocência.
Delgado é também, um jornalista faccioso, tendencioso, vermelho até dizer basta, sempre pronto a fazer fretes ao Benfica - o artigo que fez para defesa de Vieira sobre a saída de Micolli, é vergonhoso-, mas é incapaz, de uma só crítica ao Presidente do seu clube de coração, mesmo quando Luís Filipe Vieira é o principal responsável, por uma época desastrosa do clube da Luz.

Para o Sub-Director de ABola há duas justiças: a séria, competente, corajosa, acima de qualquer suspeita, quando decide contra o F.C.Porto ou o seu Presidente. A que decide em sentido contrário, favoravelmente ao clube azul e branco e ao seu Líder, é olhada de lado, está a decidir mal, merece desconfiança, etc. Basta atentar no que tem escrito sobre o Conselho de Justiça da F.P.F.
Há poucos dias atrás Vítor Serpa, Director de ABola, a propósito da contra-informação sobre o treinador para o Benfica - o jornal fez manchete com C.Queirós -, falava em :"solícitos lacaios, nostálgicos do passado". Ora aí está uma expressão que se aplica muito bem a Delgado: solícito lacaio, nostálgico do passado.
Na ABola de hoje e na sua habitual crónica das segundas-feiras - lá está a crítica a P.da Costa -,Delgado tendo como referência o jornal Sport de Barcelona, que faz uma 1ª página com o título:" Habeis deshonrado la camiseta del Barça", dá a entender que nós aqui estamos mal habituados.
Como o Sport é um jornal claramente pró-Barça, se transportarmos o exemplo Catalão para Portugal e como ABola é claramente pró-Benfica, deviamos ter a 1ª página de ABola de hoje, o título: " Vocês desonraram a camisola do Benfica".
Como eu afirmei no post da nomeação dos candidatos ao prémio :Prémio Kompensan 2ª edição: época 2007/2008, havia várias possibilidades e fortes, à conquista do Kompensan 2007/2008, optei por Delgado e penso que optei bem.




- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset