Populares Mês

segunda-feira, 17 de novembro de 2008


Aproveitando esta pausa competitiva - o jogo contra o Estrela foi adiado e o F.C.Porto só joga dia 25 deste mês no inferno turco - e também, porque a crise, mini-crise ou outra coisa qualquer que lhe queiram chamar, parece ultrapassada e até pelo contraste existente, entre os portistas e os adeptos dos clubes rivais do F.C.Porto, quando as coisas lhes correm mal - os portistas culparam a Sad, o treinador e os jogadores. Nunca se agarraram aos erros dos árbitros, ao sistema ou a outras desculpas semelhantes. - Resolvi reflectir, recuando no tempo, para explicar um pouco da história do futebol português a partir de meados dos anos 60 do Século passado, até aos dias de hoje.
Até ao 25 de Abril de 1974 e nos anos da ditadura, tudo no futebol luso era um Mar de Rosas e tudo decorria na Paz do Senhor. Os clubes da capital dominavam na razão de três para o Benfica e um, para contentar o Sporting, enquanto o outro dito grande, o F.C.Porto, não contava para nada: era apenas um clube simpático, que não ganhava, apesar de ter bons jogadores, boas equipas, bons técnicos. Nessa altura não havia sistemas, os árbitros eram muito competentes e intocáveis na seriedade, assim como os orgãos disciplinares da F.P.Futebol, que organizava os campeonatos.
Como se vivia em ditadura, todos os gritos de revolta daqueles que se sentiam, maltratados e discriminados, eram abafados: ninguém podia colocar em causa os vencedores!
Com a liberdade e sob a batuta da dupla Pedroto e Pinto da Costa, primeiro e depois, com o actual Presidente a ser a figura de referência, o F.C.Porto iniciou a caminhada para o sucesso e começou a ganhar. Foi e ainda é, o bom e o bonito: primeiro e com a organização dos campeonatos a pertencer à F.P.F., o clube azul e branco ganhava, porque a Associação Futebol do Porto era a mais poderosa e escolhia o Presidente dos árbitros. -Tem de ser a Liga a organizar a competição mais importante do futebol português - gritavam os grandes da capital, já assustados com o despertar do Dragão.
E a organização do campeonato lá passou para a Liga. Na Liga, o F.C.Porto ganhou com Pinto da Costa a Presidente, sem Pinto da Costa a Presidente e até, com a Liga a ser presidida pelo Presidente do Benfica.
Ganhou com o Líder portista sentado no banco dos suplentes e sem o Líder no banco.
Ganhou com Guilherme Aguiar a Director Executivo e sem ele a D. Executivo.
Ganhou com árbitros nomeados e com árbitros sorteados.
Ganhou com Apito e sem Apito.
Mas como todos sabemos, apesar de ganharmos nas mais variadas situações, ainda não se esgotaram os argumentos dos perdedores...
Ah, e no entretanto, o F.C.Porto foi finalista vencido, mas não convencido, na extinta Taça das Taças. Ganhou duas Taças dos Campeões Europeus e no tempo em que os postes das balizas não são quadrados.
Ganhou uma Taça Uefa. Duas Taças Intercontinentais - não digo Campeão do Mundo de Clubes senão, alguém pode ficar incomodado. Principalmente aqueles que nunca ganharam esta Taça.
E ganhou também, uma Supertaça Europeia.
Aqueles que tiverem a tentação de me acusar de incoerência e dizerem que o clube da Luz, também ganhava internacionalmente, eu respondo que é verdade, mas não podem haver qualquer tipo de comparações: internamente, F.C.Porto não podia levantar cabelo, pelas as razões atrás descritas. Agora, vivemos em liberdade, num regime democrático, mais, num país centralista e com uma C.Social facciosa, que maltrata, descrimina e hostiliza, permanentemente o F.C.Porto, enquanto e em contraponto, anda com os rivais dos Dragões ao colo, principalmente o Benfica. Vejam as capas de A Bola e digam-me lá, se não acham que eles têm uma capa pronta há vários dias? O problema é o Leixões estar a atrapalhar!...
Resumindo: o F.C.Porto é hegemónico, em Democracia e em Liberdade e isso não admite discussões.
Assim, os adeptos dos rivais do F.C.Porto, em vez de andarem a falar de sistemas, arbitragens e outras desculpas esfarrapadas, deviam era olhar para o interior dos seus clubes e terem uma cultura de maior exigência.
Pois como diz o povo: com papas e bolos se enganam tolos!

PS-Foto retirada com a devida vénia e autorização, do blog: varanda-do-dragão.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset