Populares Mês

terça-feira, 3 de março de 2009



O F.C.Porto, é isto, tão bem expresso nas fotos de mais uma conquista, mais uma glória.
O F.C.Porto, é isto, tão bem sublimado por Miguel Sousa Tavares, no seu artigo a propósito do centenário do F.C.Porto: «Cem anos de solidão»
Mas para aqui chegar, foi preciso muito trabalho, muita canseira, muita paixão, muitas noites sem dormir, muita dedicação a uma causa...
Um pasquim miserável, conhecido pelo seu anti-portismo primário, deu o lamiré e logo os portistas críticos, apareceram a deitar faladura: "Estamos falidos", "Estão a levar o clube à ruína", "Para onde foi o dinheiro das transferências", "Esta administração tem de sair", etc., etc.
Como se devem rir os escróques do Correio da Manhã. Atingiram os objectivos, desviaram as atenções do essencial e colocaram os portistas a discutirem o acessório.
Saberão alguns dos portistas preocupados, como se encontrava o clube quando Pinto da Costa chegou à presidência do F.C.Porto? Não, não sabem porque se soubessem, tinham tento na língua, cuidado com o que dizem, respeito e gratidão, por tudo o que foi feito. Mas é bom que saibam, que em Abril de 1982, quando chegou ao F.C.Porto, Pinto da Costa encontrou os cofres sem um tostão e no dia seguinte ao acto de posse, os credores apareceram todos a cobrar as dívidas que tinham deixado acumular, na tentativa de derrubar uma direcção eleita e de quem se dizia:- não se aguenta três meses!
Já lá vão 27 anos - faz em Abril. O F.C.Porto sofreu uma transformação radical e é hoje o melhor clube português e um dos grandes da Europa. Teve, durante este longo trajecto, de enfrentar crises diversas, a inveja dos medíocres e incompetentes, os mais variados obstáculos - Penhora do Estádio das Antas, porcos da bola, construção do Estádio do Dragão, etc. Foi capaz de tudo ultrapassar e a GANHAR, interna e externamente, para grande desilusão dos seus detractores.
É assim que vai continuar a ser no futuro. Pinto da Costa e seus pares - alguns, quase todos, acompanham-no há mais de vinte anos -, continuarão agora como no passado, a tudo fazerem, para que esta Era de sucesso, continue por muitos anos. Eu não tenho dúvidas e por isso as minhas atenções estão viradas para fora, para aqueles que fazem as coisas por outro lado, ou como alguém já escreveu: « O João? Pode ser o João!»

Clicar sobre as imagens para ler

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset