Populares Mês

quinta-feira, 30 de abril de 2009




Em 2001 estive num almoço de amigos em que também esteve presente o falecido e saudoso Mário Morais, treinador de futebol, que treinou alguns clubes da 1ª divisão, mas fez mais carreira em clubes da divisões secundárias. Mário Morais foi também um membro activo do Sindicato de Treinadores onde tinha papel importante nos cursos levados a efeito por aquele organismo de classe.
Nesse almoço e a propósito de alguns teóricos que começavam a aparecer no desporto rei, Mário Morais contou um episódio curioso passado com o José Mourinho, na altura, treinador do Leiria.
O , que começava a subir os degraus que haveriam de o levar a nº1 do Mundo, foi convidado a dar uma palestra num dos cursos e fez uma exposição de tal forma brilhante que os mais velhos, os mais batidos, desconfiados que aquilo era só teoria, falaram com o Morais para ele convencer o Campeão Europeu pelo F.C.Porto, a explicar no campo, a brilhante teoria - claro que o objectivo, disse o Morais, era apanhá-lo em contrapé e criticá-lo como sendo mais um teórico.
Enganaram-se, Mourinho foi ao campo e no terreno de jogo, deu mais uma aula, prática, de grande brilhantismo e os "mulinhas" lá tiveram de ficar caladinhos...
Lembrei-me deste episódio, ao ler o post do José Luís no "Portistas de Bancada" e na referência que ele faz, ao teórico Freitas Lobo. O comentador da RTP não se cala um minuto: ele é o entrelinhas e mais entrelinhas; ele são as basculações, ora à esquerda, ora à direita; ele é o espaço que não foi, mas devia ser, coberto; ele é a pressão alta e baixa... enfim, é um conjunto de análises e de teorias, que, se todas as equipas funcionassem segundo os comentários do Lobo, todos os jogos seriam uma seca, não haveriam erros e os resultados seriam sempre zero a zero.

Se o Morais ainda fosse vivo e assistisse às transmissões da RTP, aposto que tentava levar o Freitas Lobo a dar uma palestra num curso de treinadores e se bem o conheci, no final ia fazer o mesmo convite que fez ao Mourinho...Aposto que o Freitas Lobo, ao contrário do actual treinador do Inter, não aceitava!

Foto:
Mário Morais é o da esquerda, na altura treinador do Espinho e à conversa com o ex-jogador Zézinho.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset