Populares Mês

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Duas notas introdutórias: já vi na blogosfera - Futebolar - uma abordagem ao assunto, mas não posso deixar de colocar, também, a mesma pergunta: se no caso da falsificação do relatório pelo delegado da Liga, os beneficiados fossem o F.C.Porto ou algum dos seus profissionais, como seriam as primeiras páginas, de hoje, da imprensa desportiva, mas não só?

A partir de hoje e sempre que houver antevisão dos jogos, o emblema do principal patrocionador da Liga, aparecerá, no "Dragão até à morte", com os emblemas do Benfica colados, para que ninguém se esqueça, que a Sagres, também patrocina e de que maneira!, um dos concorrentes ao título, no principal campeonato do futebol português. À atenção do "senador" pateta!

Adiante que o post é sobre o F.C.Porto /Leixões de amanhã... Quando se inicia um ciclo terrível, com vários jogos de grau de dificuldade muito elevado, o F.C.Porto, consciente do que vai estar em jogo, não olhou a sacrifícios e alugou um avião que foi ao Uruguai buscar os seus jogadores sul-americanos, minorando assim, o grande desgaste - jogos e viagens - que estes jogadores sofreram. É uma decisão que revela organização, profissionalismo, para além, como é óbvio, capacidade económica, mas é para isso que serve o dinheiro - oxalá, os pupilos de Jesualdo possam corresponder em campo, a tudo o que o clube faz para que tenham as melhores condições possíveis...

Frente a um Leixões apostado em repetir a gracinha da época passada, é preciso que o F.C.Porto, já com Hulk cheio de fome de bola, tenha a cabeça apenas na equipa de Matosinhos e não em Londres, de maneira a evitar surpresas e a conquistar os três pontos. A equipa matosinhense não está na mesma forma da temporada anterior, mas as equipas de José Mota nunca são adversários fáceis: trabalham muito, são bem organizadas, jogam bem e como tal, vendem sempre caro a derrota.

Resumindo: um Porto forte, dominador e ao ataque, logo no início do jogo e não aquele Porto que fica na expectativa de ver o que acontece, joga no erro, não pressiona e às vezes - na época passada foram 11 pontos no Dragão! -, paga um preço alto por essa atitude passiva.

Convocados do F.C.Porto:
Guarda-redes:
Helton e Nuno;
Defesas: Bruno Alves, Fucile, Rolando, Álvaro Pereira e Maicon;
Médios: Fernando, Raul Meireles, T.Costa, Belluschi e Valeri;
Avançados: Falcao, Mariano, Rodríguez, Varela, Hulk e Farías.

Equipa provável: Helton, Fucile, Rolando, Bruno Alves e Álvaro Pereira, Fernando, Meireles ( Valeri) e Belluschi, Mariano (Varela), Falcao e Hulk.

O árbitro é Vasco Santos, auxiliado por Alexandre Freitas e Paulo Vieira



Antevisão de Jesualdo:

Tudo a postos: «Com o tempo de trabalho que temos, a equipa está preparada. Temos dois meses de trabalho, alguns jogos de preparação, quatro jogos oficiais, e alguns jogadores estiveram nas selecções.»

O técnico garantiu concentração absoluta no desafio: «Não vamos fazer poupanças nenhumas. A equipa que jogar é a que melhor pode resolver o jogo com o Leixões».

Adversários fechados: «No Dragão é cada vez mais complicado resolver os jogos pela capacidade que as equipas tem demonstrado», adiantou o treinador, destacando a «postura defensiva, diminuição de espaços, agressividade e capacidade de motivação» dos adversários.

Para superar estas «armadilhas», é preciso «jogar de forma diferente»: «É nisso que temos trabalhado e investido».

Para Jesualdo Ferreira, o Leixões é uma equipa «forte, que mantém o mesmo treinador e filosofia». «Até ao momento, só sofreram um golo na Liga, que foi um auto-golo. No passado tiveram uma jornada vitoriosa no Dragão», afirmou.

Hulk a crescer: «O Hulk treinou bem, tem trabalhado muito, com uma melhoria clara de algumas questões, para ele e para a equipa. Há uma evolução táctica evidente, que vamos ter de ver se está consolidada no jogo». No entanto, o técnico prevê que o brasileiro continue a ter de se superar: «Vão continuar a fazer faltas contra ele e a ser violentos, vai haver faltas não marcadas e adversários não advertidos». O «incrível» avançado pode regressar aos relvados no sábado, pronto para continuar a maravilhar a plateia azul e branca: «O Hulk é um jogador em formação, em crescimento e é importante que aprenda as três posições do ataque, nas duas faixas e no eixo. Ele tem de adequar os recursos e capacidades que tem ao jogo colectivo das equipa, podendo fazer mais golos do que os que já fez».

Castigos na Liga: Jesualdo Ferreira abordou ainda a suspensão, por 18 meses, do delegado do jogo entre Benfica e Nacional, na época passada. «O castigo foi aplicado ao delegado da Liga, porque não se terá portado bem e escrito tudo o que se passou. Gostaríamos de saber o que não escreveu, porque outras pessoas podem ser castigadas.»

"Dragão vai chegar aos cinco milhões de espectadores

Faltam apenas 4.674 pessoas para o Estádio do Dragão atingir a marca dos cinco milhões de espectadores desde a sua inauguração, no dia 16 de Novembro de 2003, com uma vitória por 2-0 sobre os espanhóis do
FC Barcelona.

Para comemorar esse número, o adepto número cinco milhões vai receber uma prenda muito especial: uma viagem a Londres para acompanhar o FC Porto na deslocação ao terreno do Chelsea, na abertura da Liga dos Campeões 2009/10, na terça-feira.

Esta é apenas mais uma razão para, no sábado, chegar cedo ao estádio: o jogo entre FC Porto e Leixões é às 19h00, mas as portas abrem duas horas antes."

Eu sou candidato, mas como nunca tenho sorte ao jogo...

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset