Populares Mês

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010



Terminada a 16ª jornada, digerida mais uma grande desilusão, é altura de falar, com calma, com ponderação, com a frieza possível, para analisar a situação, sem, como já vi por aí, colocar tudo em causa. As notas que tenho dão para fazer quatro posts, como não é isso que quero e como quero ser objectivo na minha análise, muita coisa vai ficar por dizer.

Defensores de Jesualdo, tese 1: todos os anos saem jogadores importantes e é preciso fazer novas equipas; a qualidade do plantel baixou e sem ovos não se fazem omeletes; Jesualdo é Tricampeão, ganhou a Taça de Portugal, tem atingido sempre os objectivos mínimos na Liga dos Campeões - na temporada anterior, até fez melhor chegando aos quartos-de-final; o treinador, tem, quase sozinho, defendido o clube, perante o silêncio de quem dirige; o que interessa é ganhar e quem quiser Ópera que vá ao S.Carlos; fez crescer jogadores, com o melhor exemplo a ser B.Alves. Basicamente, é isto, mais coisa, menos coisa, o que se ouve e lê nos que estão com o treinador.

Críticos de Jesualdo, tese 2: teimoso, teima sempre no mesmo sistema, 4x3x3, mesmo quando entra pelos olhos dentro, que o plantel não tem os jogadores mais indicados para jogar assim; medroso, arrisca pouco, nunca fez, sem ser por motivos de lesão, uma substituição durante a 1ª parte para mudar o rumo dos acontecimentos, a pasmaceira em que a equipa se encontra; incoerência na composição da equipa, com jogadores a serem titulares em jogos importantes e depois a desaparecerem sem que se perceba porquê; em quase 4 anos não lançou nenhum jovem da formação, quando e pelo que se tem visto, pelo menos Sérgio Oliveira já merecia mais que uns minutinhos em jogos de pouca responsabilidade; o plantel pode não ser o melhor do mundo, mas tem qualidade para mais - as dificuldades não têm sido frente a grandes equipas, mas equipas fracas, Académica, Belenenses, Setúbal, R.Ave, Leiria e Paços; a qualidade de jogo é muito má e contam-se pelos dedos as boas exibições, assim como vitórias tranquilas e não é só esta época. Também, mais coisa, menos coisa, são estas as críticas dos que não gostam de Jesualdo.

Dito isto e deixando claro que para mim, no F.C.Porto, não é o Presidente que ganha e o treinador que perde - se nas horas da vitória é justo que elogiemos o líder do clube e até cantemos o seu nome, também quando as coisas não estão bem, o 1º responsável tem de ser a principal figura do clube e da Sad e depois, as culpas têm de ser hierarquizadas e todos todos têm de assumir as suas responsabilidades, incluindo nós, os adeptos, que em última análise, somos quem escolhe os nossos dirigentes -, é a altura de colocar algumas questões sobre a mesa.

Facto: apesar da campanha de mobilização, cada vez menos público vai ao Dragão, com vários milhares de Dragons Seat - lugares pagos para todos os jogos -, a faltarem sistematicamente.
Facto: mesmo num jogo em que era claramente favorito e que tinha de ganhar para colocar pressão no duo da frente, o F.C.Porto falhou, não jogou bem e não ganhou - apesar do erro do árbitro, o Tetracampeão tinha obrigação de fazer muito mais.
Facto: o tempo passa, a qualidade de jogo piora e não dá indícios de vir a melhorar.
Facto: estamos a seis pontos da liderança e já não dependemos de nós.
Perante estes factos, algumas perguntas se colocam: tem Jesualdo condições para inverter o rumo dos acontecimentos e ainda lutar pelo objectivo principal da temporada, o Pentacampeonato? Acredita o Professor, que vai dar a volta ao texto e conseguir motivar, galvanizar e dar o suporte psicológico a este plantel, para que as coisas entrem definitivamento no rumo certo? Jesualdo é um profissional sério e um homem de bem. Tenho a certeza que se as coisas não mudarem, será o primeiro a reconhecê-lo e a ser parte da solução e não do problema.

E o que vai fazer a Sad? Como interpretar a contratação, só agora, do Ruben Micael (*)? Convenceu-se que, ao contrário de 1993/1994, quando Robson substituiu Ivic, ou em 2001/2002, quando Mourinho substituiu Octávio, que o defeito é do cú, plantel e não das calças, treinador? Vem mais alguém, um avançado, por exemplo, que já devia ter vindo em Agosto?

Notas finais: o andor da pouca vergonha desportiva atropela tudo o que tem pela frente e não olha a meios para atingir os fins. Hermínio o Taberneiro, Ricardo Costa o Pavão Vermelho e Vítor Pereira o Inclinador, vão querer sair em glória vermelha e com a popularidade no máximo. Nada de novo num país de gente medíocre e invejosa, onde a forma mais fácil de ganhar notoridade, ser elogiado e nunca criticado, é atacar o F.C.Porto. Já foi assim com Vale e Azevedo, Scolari, Rui Rio e os porcos fedorentos, por exemplo. Basta ver e ler o pasquim da queimada e ver as loas que lá são debitadas a estas três figurinhas que só têm feito porcaria - o Taberneiro, inventou uma Taça da Liga que é uma vergonha, com confusões atrás de confusões; o Pavão Vermelho, já nem há adejctivos que o qualifiquem. É alguém ao serviço de um clube e contra outro; e o Inclinador, com nomeações vergonhosas, tem contribuído para que o andor caminhe sobre rodas -, para se perceber a nojeira.

Falei no país e sobre o país, penso que ninguém tem dúvidas: nunca esteve tão mal e em várias áreas. Finalmente encontrei a explicação: « Nós somos Portugal», disse Vieira o presidente do Benfica.

(*) Ruben Micael vai ser do F.C.Porto. Nunca uma contratação foi tão consensual entre os portistas. O jogador do Nacional é jovem, talentoso, português e tem provas dadas, mesmo a nível europeu. Mas não é milagreiro, nem a panaceia que vai resolver todos os problemas da equipa portista, que são muito complexos...

O pasquim de sarjeta, com sede na queimada, traz hoje que o F.C.Porto está interessado em Rodriguez do Braga. Não acredito! Para mim seria um absurdo injustificável: o F. C. Porto, para o centro da defesa, deve apostar em N.André Coelho, Maicon e Abdoulaye. Aliás, o jovem português, já o disse, devia ser o parceiro de B.Alves. Têm tudo para reavivar a fantástica dulpa Jorge Costa/Ricardo Carvalho - mais duro e mais forte fisicamente, Bruno, mais técnico e mais rápido Nuno André. Haja é coragem!

Termino este longo post dizendo o seguinte: não há ninguém que ao longo da vida não tenha tido uma ou outra incoerência, mas ver alguns, que, quando tardava a renovação de Jesualdo, gritavam aos quatro ventos: "porque espera Pinto da Costa?", serem os primeiros a pedir a cabeça do Professor, é o cúmulo da desfaçatez. Há quem tenha coerência nas críticas ao treinador portista e diga agora o que sempre disse...os outros, coitados, só merecem desprezo!

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset