Populares Mês

quarta-feira, 2 de março de 2011


Meus caros amigos, não sabia, mas fiquei ontem a saber, ao ler António Simões, no Pasquim da Queimada, que a Grande Poetisa portuguesa, Florbela Espanca: «...morrera de "mal de amor" - por causa de "paixão sem futuro" por Ângelo César, advogado e escritor que haveria de ser presidente do... F.C.Porto. Certo, certo é que lhe dedicou os seus últimos poemas»

Sendo assim, porque não adaptar um dos mais conhecidos poemas de Florbela, "Ser poeta", ao clube de Ângelo César, pelos vistos, a paixão assolapada da Grande Poetisa?

Ser Portista
Ser portista é ser mais alto, é ser maior
Do que os homens! Morder como quem beija!
É ser mendigo e dar como quem seja
Rei do Reino de Aquém e de Além Dor!

É ter de mil desejos o esplendor
E não saber sequer que se deseja!
É ter cá dentro um astro que flameja,
É ter garras e asas de condor!

É ter fome, é ter sede de Infinito!
Por elmo, as manhãs de oiro e de cetim...
É condensar o mundo num só grito!

E é amar-te, assim, perdidamente...
É seres alma, e sangue, e vida em mim
E dizê-lo cantando a toda a gente!

Segunda série de: " Você pergunta... e o Vila Pouca responde"
1ª pergunta, Francisco Vargas, Porto:
- Vila Pouca, o facto do ex-ministro Fernando Gomes ser acusado de promiscuidade com o FC Porto e do actual MAI passar a vida nos jogos e eventos do SLB sem que isso seja criticado poderá dever-se a uma protecção decorrente de uma eventual ligação do actual ministro à Maçonaria?

Resposta: caro Chico Vargas, não sei, mas o que sei e quem acompanha estas questões com atenção, também sabe, é que ninguém critica este Ministro - ainda onteontem lá estava, todo lampeiro, na festa dos 107 anos do clube do regime -, quando, o que fazia F.Gomes com o que faz o Rui Pereira, não tem qualquer comparação. Promiscuidade?! Não, nada disso! Um Ministro pode estar em todos os jogos dos vermelhos, em casa, na tribuna da Luz e em todos os eventos levados a efeito pelo Benfica, que não há problemas, só há problemas e é promiscuidade, se for na tribuna do Dragão. Aí calma e pára o baile, lá vêm as consciências morais mandar bocas, "como é possível, ele não sai do estádio do F.C.Porto, esquece-se que é Ministro de Portugal?"

2ª pergunta, Helena Costa, Espinho:
- Vila Pouca, A Bola de ontem diz que Sílvio e Lima já são jogadores do F.C.Porto, será verdade?

Resposta: cara Helena, não é a altura própria para falar de entradas e saídas. Ontem eram o Lima e o Sílvio que entram, hoje é o André Villas- Boas que tem Itália a seus pés... Mas fica prometido: no momento oportuno, lá mais para a frente, direi de minha justiça sobre o assunto...

3ª pergunta, Carlos Manuel, Beja:
- Vila Pouca, mais uma vez e apesar das imagens mostrarem o vergonhoso comportamento do J.Jesus e de um dos árbitros auxiliares, pelo menos, ter visto tudo, nada aconteceu ao treinador do Benfica. O nosso treinador já foi duas vezes castigado, uma com castigo de dez dias. Como se explica este critério?

Resposta: Carlos, é uma vergonha! Desde a forma como os árbitros agem durante o jogo, permitindo tudo ao Chiclete - tira da boca, mete na mão, volta a por na boca...-, passando pelo que vêem e não colocam no relatório - são cegos, surdos e mudos - e terminando na C.D da Liga que, perante as imagens que todo o país viu, podia agir, mas não quer desagradar a quem deu o ok para eles lá estarem... O presidente da Liga, fiel à sua imagem de marca, lava as mãos como Pilatos.

4ª pergunta, Isabel Magalhães, Barcelos:
- Vila Pouca, no sábado o F.C.Porto completou 30 jogos sem perder, um campeonato inteiro. Como achas que devia ser a capa do Pasquim da Queimada, atendendo ao que eles fazem quando se trata dos vermelhos?

Resposta: Isabel, vou-te responder com a foto que podes ver do lado esquerdo e em cima, mas aquilo no jornal "dirigido" pelo Serpa, para além do sectarismo, também tem muito a ver com falta de profissionalismo, incompetência... Ontem o F.C.Porto treinou só da parte de tarde, mas quem fosse ao site do jornal e ao fim da manhã, já lá podia ler o seguinte: «Após dois dias de folga, o plantel do FC Porto regressou, esta manhã, ao trabalho, iniciando a preparação para o jogo do próximo sábado frente ao V. Guimarães.» Uma tristeza!

5ª e última pergunta, Joaquim Correia, Vila Real:
- Vila, frente a um Guimarães muito motivado e sem Hulk, há motivo para preocupações?

Resposta: Joaquim, todos os jogos, independentemente dos adversários, têm sempre de ser encarados com cuidado, respeito pelo rival e com o pensamento na vitória, jogue quem jogar na equipa do F.C.Porto. Hulk é uma grande jogador, um desequilibrador, alguém com capacidades para resolver, sozinho. Mas, somos uma grande equipa e as grandes equipas não podem ficar a lamentar-se porque não joga este ou aquele, por mais importantes que sejam os jogadores. Caso contrário não seriam grandes equipas. Já ganhamos sem o Incrível e acredito que no sábado isso vai voltar a acontecer.

PS - A pedido do Paulop, o Sole Mio, de Manuel Martins de Sá. Para ler, clicar nas imagens.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset