Populares Mês

domingo, 29 de maio de 2011


Tenho um amigo que é masoquista. Vê a Benfica pimba Tv e depois manda-me e-mails, ó Vila isto, ó Vila aquilo. Já lhe disse para parar de ver aquela porcaria, aquilo é televisão para débeis mentais, bêbados, feios, porcos e maus e ele não é nada disso... mas não aprende e continua a ver...
Ontem, pelos vistos, era o badalhoco do Malheiro - não sou eu que digo, mas Jorge Baptista, que afirmou na SIC: "Malheiro não toma banho". Ora quem não toma banho, é porco...-, com um ex-jogador do F.C.Porto, um tipo ruivo e gago ao seu lado a abanar a cabeça, a falarem de um caso de 1980, um Varzim-F.C.Porto, que empatamos 0-0 e com esse resultado foi-se o Tri, dizendo o Malheiro - Ó Malheiro, ainda organizas aqueles convívios no restaurante Ramon, em que o Ramon te cobrava 3 contos e tu levavas 5 aos convidados, metendo 2 contos ao bolso? - que o jogo estava comprado.
Dando de barato que isso já foi há mais de 30 anos e trazer isso agora à colação só tem por objectivo continuar a denegrir a imagem do F.C.Porto, na Benfica pimba Tv, note-se, viu-se o resultado do jogo comprado: o F.C.Porto empatou quando tinha de ganhar e na semana seguinte, o seu rival pela conquista do título, o Sporting, precisava de ganhar em Guimarães e ganhou. Como? Pois é, com um auto-golo de Manaca, ex-jogador dos calimeros, que à ponta-de-lança, fez um golo de excelente qualidade, só que na baliza contrária.
Portanto e concluindo, falar desse pretenso episódio, nesta altura, é mais uma malheirada, suja e faz parte das campanhas para tentar, digo tentar, diminuir e desviar as atenções desta época fabulosa do F.C.Porto.
Mas este episódio lamentável, leva-me abordar um assunto, os cânticos insultuosos das claques e não só, do F.C.Porto, contra o Benfica, mesmo quando o clube do regime não é para lá chamado em nada e que esteve na agenda de alguns blogs portistas, esta semana. Comentei, mas como não gosto de fazer comentários grandes, resolvi abordar o assunto. Fica a minha opinião.
A questão dos cânticos é um assunto polémico, que divide opiniões, mas que abordarei com a frontalidade de sempre, sem complexos, nem pretensões de agradar a gregos e a troianos, muito menos com medo de queimar os dedinhos ou de ser politicamente incorrecto.
Partindo do princípio que ninguém anda para aí aos insultos, por toma lá aquela palha, nem somos um bando de arruaceiros mal educados, porque será que ultimamente e apesar da rivalidade Porto versus Benfica já existir de há muitos anos a esta parte, ultimamente esta rivalidade tem-se acentuado e os cânticos aumentado, principalmente em momentos de grandes vitórias e grandes sucessos do F.C.Porto? Fazem-no muitos adeptos portistas, não só as claques, diga-se e repita-se - ainda no domingo no Jamor, estava muito longe das claques e à minha volta, Tribuna B, a maioria o fazia... -, porque são mal educados, mal formados, têm complexos de inferioridade, são pessoas de maus instintos, que aproveitam esses momentos para exteriorizarem aquilo que têm de pior?

Não o farão, por um forte sentimento de revolta pela forma como somos tratados? Não serão esses cânticos, que se acentuaram a partir do momento que o Benfica, quarto classificado, tentou destruir o F.C.Porto, tentando ir à Champions à custa do nosso clube, brilhante Campeão Nacional, com mais de 20 pontos de avanço para o clube do regime? Não o farão por causa de episódios como esta malheirada, reles e ordinária, que visa denegrir a imagem do F.C.Porto? Não o farão como resposta a colunistas, jornalistas freteiros e paineleiros, que fazem da má língua contra o F.C.Porto uma constante? Não o farão contra a agenda, não de uma rádio, jornal, ou televisão, mas de todos eles, que mesmo perante tantos e tantos sucessos, colocam sempre reticências aos êxitos do F.C.Porto? Não o farão porque sempre que vão a Lisboa são tratados abaixo de cão, encurralados e humilhados? Não serão esses cânticos uma forma de dizerem: "tomem, seus..., vocês passam a vida a dizerem mal de nós, a insultarem-nos, a denegrirem as nossas vitórias, mas nós provamos que ganhamos porque somos melhores, temos melhores dirigentes, técnicos, jogadores e adeptos"?
Mais, para aqueles que dizem que esses cânticos prejudicam a imagem do F.C.Porto e não fazem o melhor clube português crescer na simpatia dos portugueses, quero dizer-lhes o seguinte: sou do tempo que o F.C.Porto era um clube "porreiro", fidalgo a receber, exemplar no desportivismo... eram tempos de secura, não ganhavamos nada, aí só tinhamos virtudes. Perdemos todas as virtudes quando começamos a ganhar e a ganhar muitas vezes. Passamos a ser os piores do mundo, mas e apenas, porque este país vergonhosamente centralista, mesquinho e medíocre, não perdoa os nossos sucessos.
Concluindo, não canto insultos contra o clube do regime, mas não serei eu que criticarei quem o faz. Se o F.C.Porto for respeitado; vir ser-lhe reconhecido o mérito quando ganha; os defeitos e as coisas erradas que faz, forem tratadas das mesma forma como são tratados os erros dos outros e não extrapolados, então sim, aí de certeza os cânticos serão outros e se não forem, cá estarei e na primeira linha da censura.

Fica a minha opinião sobre esta questão. Respeito quem pensa de outra maneira, mas não admito juízos de valor sobre a minha educação, a minha formação e esta minha forma de pensar.
Quem quiser abordar este assunto, está à vontade, de preferência de forma construtiva, objectiva e não e apenas, com frases insultuosoas.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset