Populares Mês

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013


E acabou a 1ª volta do campeonato, Liga Zon Sagres, com o F.C.Porto em 2º lugar, com os mesmos pontos do 1º, em 15 jogos, 12 vitórias e 3 empates, 35 golos marcados e 8 sofridos, um saldo francamente positivo. Porque nos últimos tempos e por várias vezes, já fui dizendo muita coisa sobre a época portista, apenas acrescento que tivemos bons jogos, mais em casa que fora e jogos menos conseguidos, quase todos extramuros. Assim e como já jogamos nos campos dos dois adversários, teoricamente mais fortes, Braga e Benfica - pode ser uma vantagem; como também o nosso futebol, mais pausado, de mais posse e controlo, é menos desgastante; como retocamos e melhoramos o plantel - brevemente teremos toda a gente disponível; acredito que temos condições para fazer uma 2ª volta ao nível da 1ª, nos resultados, mas com mais qualidade exibicional e lutar, em condições de ganhar, pelo título, principal objectivo da época.

Nestes 15 jogos, a defesa, guarda-redes incluído, tem sido o melhor e mais consistente sector. E na análise ao sector mais recuado, Helton tem sido regular, tem estado à altura das circunstâncias que se exigem a um guarda-redes do F.C.Porto e garantiu, com uma extraordinária defesa, o empate na Luz. Empate, o tempo o dirá, que pode ser de uma importância fundamental na discussão pelo 1º lugar; Danilo, sem comprometer e já tendo assinado alguns bons jogos, ainda não atingiu o nível que julgo ao seu alcance - talvez porque lateral-direito não seja o seu melhor lugar, talvez porque tendo no outro lado um Alex Sandro sempre muito subido, tem que ter alguns cuidados; Otamendi, foi, até à pausa natalícia, um pilar, o patrão, uma referência, teve jogos notáveis. Baixou um pouco após o Natal, baixa natural, num jogador que, incluídos os jogos particulares, deve ser o mais utilizado do plantel portista; Maicon, até se lesionar, estava a fazer uma excelente época. Regressa agora e com o seu regresso, a defesa ganha mais uma alternativa de qualidade, um jogador que pode dar descanso a Otamendi, mas não só, como se viu em Setúbal; Mangala, qualidade, velocidade, capacidade física, exuberante espírito à Porto, grande disponibilidade, seja a central seja a lateral, marca golos. O jovem central francês é, muito justamente, um dos mais até ao momento; Abdloulaye, quem entra em jogos importantes, Champions, não treme, nem compromete, tem futuro, é, sempre, uma solução a ter em conta; Alex Sandro, outro dos mais. Um pé esquerdo com olhos, técnica refinada, largura, profundidade, mas capacidade para alterar e interiorizar, tudo sem comprometer atrás, fazem do jovem lateral-esquerdo do F.C.Porto, uma das estrelas da Liga Zon Sagres, sem favor.

O meio-campo não sendo tão consistente e regular como a defesa, tem estado bem. Fernando, embora com alguns contratempos de lesões e alguma irregularidade nas prestações, é sempre um jogador fiável, com ele bem, a qualidade do sector aumenta; Defour, quer a trinco, quer em outras posições, incluindo até, sobre os flancos, tem sido de uma utilidade a toda a prova, uma espécie de 12º jogador; Lucho, creio já ter dito tudo aqui e portanto...; João Moutinho, é sempre uma referência, tem feito grande jogos, golos de classe e mesmo que em alguns jogos não tenha sido tão forte como em anos anteriores, nunca baixa de um nível acima da média; Castro tem estado mais calmo, mais sereno, menos frenético, naquela ansiedade de agarrar o mundo em pouco tempo, Castro tem procurado e conseguido, aproveitar as oportunidades que esta época têm sido bem mais que no passado.

O ataque tem sido o sector de menor rendimento, apesar de James e Jackson. Com o mais novo dos colombianos a ter prestações à altura da sua capacidade, talento e responsabilidade - não é uma ou outra exibição mais fraca que altera a análise -, o mais velho é, talvez, o máximo expoente do campeonato - se fosse do clube do regime, já tinham esgotado os adjectivos. De Cha Cha Cha pode dizer-se: chegou, viu e venceu. Trabalha, joga e marca que se farta, foi uma grande descoberta e tem calado todos aqueles que acharam cara a sua contratação. Mas se os dois sul-americanos têm estado a alto nível, Varela está nas antípodas do rendimento dos seus colegas de sector. Lento, triste, trapalhão, tem sido uma sombra daquele Varela que tanto prometeu e foi apelidado de Drogba da Caparica. Esperemos que esse Varela regresse na 2ª volta; Atsu tem sido intermitente e depois de um grande começo, baixou de rendimento, perdeu fulgor, normal para um jovem que está agora a começar numa equipa de exigência máxima. Está na CAN, tem feito falta, mas pode vir a ser muito importante mais lá para a frente, na hora das grandes decisões; Kelvin tem tido oportunidades, mas tem tardado em agarrá-las convenientemente.
Muito individualista, procura mostrar serviço da pior forma possível. Tem talento, potencial, só precisa de ter calma, paciência e perceber que só tem ganhar, ele e a equipa, se jogar simples; Kléber não fez nada de relevante, cada vez deixa mais perceber que atirou a toalha. Espero que seja possível encontrar uma alternativa que agrade a todas as partes e onde Kléber possa ganhar confiança, mostrar capacidades para mais tarde regressar ao F.C.Porto e ter outro rendimento; de Iturbe espero que passe a falar mais dentro que fora dele; Sebá no campeonato tem apenas os minutos finais em Setúbal, mas a prestação no jogo da Taça da Liga deixou boas promessas; Izmailov jogou 15+30 minutos, até já marcou um golo, mas tempo de menos para dizer alguma coisa mais.

Porque é da mais elementar justiça, neste balanço da 1ª volta, um elogio aos adeptos, claques, mas não só, que têm apoiado o F.C.Porto por todo o lado, muitas vezes em circunstâncias muito difíceis.  

Nota final:
Não sei se a utilização dos jogadores, Fabiano, Abdoulaye e Sebá, frente ao Vitória de Setúbal, para a Taça da Liga, menos de 72 horas após o final do jogo da equipa B frente à Naval, em que foram utilizados, foi irregular - se fosse para o campeonato, não havia dúvidas da irregularidade - e isso nos pode causar a perda do jogo e consequente eliminação da prova. Mas se for verdade, é lamentável e um descuido que não devia acontecer, num clube altamente profissionalizado como é o F.C.Porto.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset