Populares Mês

domingo, 17 de fevereiro de 2013


Talvez porque o tempo está propício, volto a chover no molhado...
A imagem maioritariamente negativa que o F.C.Porto tem em Portugal, em comparação com a imagem extremamente positiva que tem em todo o mundo do futebol, onde, amiúde, é apontado como um exemplo, deriva de vários factores fundamentais: um, somos um país vergonhosamente centralista, medíocre e invejoso. Dois, como o F.C.Porto não é da capital e para além de não se vergar, ainda luta contra esse poder que castra o resto do país e essa cultura tacanha, nunca lhe perdoaram, nem perdoam essa ousadia. Três, sendo Portugal um país maioritariamente benfiquista e como o clube maioritário, de vencedor único, passou a grande perdedor... F.C.Porto atacado. Quatro, uma comunicação social maioritariamente facciosa, sectária, vendida, vermelha. Apenas alguns exemplos, porque eles são tantos... Benfica desvia/F.C.Porto rouba; carro de Pinto da Costa e autocarro do F.C.Porto atacados à pedrada, nota de rodapé; carro de Vieira e autocarro do Benfica atacados à pedrada, terror na auto-estrada, chega de violência; árbitro beneficia o F.C.Porto, corrupto, enganou-se de propósito, faz parte do sistema; árbitro erra a favor do Benfica, errar é humano, acontece aos melhores; e por último, quando uma rádio com as responsabilidades da Rádio Renascença, vai ouvir alguém do Benfica, por exemplo, sobre as expulsões de Cardozo e Matic e é encaminhada para Pragal Colaço - não tem qualquer função directivas no Benfica, é apenas um sócio -  e ouve o advogado, conhecido pelo destempero das suas palavras que, recorde-se, sempre, até comportam um apelo às armas contra adeptos portistas, pergunto: se a RR for ouvir o F.C.Porto sobre um qualquer assunto e lhe indicarem o meu nome, a Emissora Católica vem ouvir-me a mim?
Meus amigos, não é fácil lutar contra isto, mas o que faz o F.C.Porto para atenuar esta pouca vergonha? Dentro do campo faz muito, fora dele podia fazer bem mais. Concretamente, no Porto Canal. Muito bem o 45 minutos à Porto; idem para Cadeira de Sonho; ou Portistas pelo Mundo; jogos das modalidades, Porto B, o antes e depois dos jogos; mas falta o futebol puro e duro, onde a honra e bom nome do F.C.Porto, vítima das mentiras muitas vezes repetidas, fosse defendido com unhas e dentes. Onde certas coisas que se vão passando na Liga e na Comissão de Arbitragem fossem tratadas. Não de qualquer maneira, sim com clareza, objectividade, desmontando argumentos falsos, tratamentos insultuosos e discriminatórios. Hoje em dia qualquer pingarelho se acha no direito de mandar bocas contra o Dragão. É um corrupio de ressabiados, uns por umas razões, outros por outras, alguns até cospem no prato que lhes deu a possibilidade de comerem à fartazana e da nossa parte, nada? Não há contraponto a esta pouca vergonha? Então há um programa de hora e meia onde se fazem ligações a Espanha e se ouvem jornalistas espanhóis, a propósito dos problemas que Mourinho tem no balneário do Real ou no Shopping e não se quer saber dos maus tratos a profissionais do F.C.Porto, sejam dirigentes, treinadores, jogadores ou adeptos? Quem é o mentor desta estratégia? O responsável pelo Canal, Júlio Magalhães, colunista no Rascord e que convive alegremente com gelosos, manhosos e afins, todos com apenas uma coisa em comum, o mais primário anti-portismo? A estrutura do futebol profissional portista, que, generosa e cheia de espírito cristão, dá a outra face? Meus amigos, este campeonato, tudo o indica, vai ser disputado até ao fim. Se mesmo quando a nossa superioridade é flagrante, eles não desarmam e não dão tréguas, imagine-se o que vai ser daqui até Maio...
É a última vez que falo sobre isto. Do Porto manso e que dá o flanco, desportista, cavalheiro e fidalgo, já tenho a minha conta. Se esse é o caminho, não é o meu caminho, não é o meu Porto. Sou do tempo do Porto guerreiro que mobilizava as tropas e ia à luta - agora temos as claques e pouco mais... Queira Deus que não paguemos caro esta postura. Depois será tarde e não adianta chorar.
Meus amigos, tenho muito orgulho em ser portista, não me envergonho de nada, nada me condiciona, já não tenho idade, nem pachorra, para ser politicamente correcto. O meu lema é quem toca no F.C.Porto... leva a resposta. Quem falta ao respeito ao meu clube, aqui ou no Facebook, já sabe o que o espera... Pena que nem todos me acompanhem. O futuro, espero cá estar para ver, dirá quem tem razão...

Nota final:
Este post diz apenas respeito aos espaços F.C.Porto no Porto Canal...

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset