Populares Mês

sexta-feira, 25 de abril de 2014


Porque hoje se comemoram os 40 anos do 25 de Abril, recupero o post que fiz há dois sobre esta data histórica. E por uma razão muito simples, não é preciso retirar, nem acrescentar mais nada.

Hoje é um dia especial, Dia da Liberdade, festejamos 40 anos da Revolução de 25 de Abril. Quem, como eu, recebeu e comemorou Abril, depois o 1º de Maio, com o entusiasmo e esperança numa nova era, hoje, quando os salteadores tomaram conta de Portugal e todos os dias Abril é pisado e vilipendiado por políticos que mentem como respiram, faltam à palavra como quem muda de camisa, roubam-nos à descarada... há desilusão, frustração e desencanto de ver que 40 anos passados, Portugal está entregue a esta geração de políticos rasca, gente sem vergonha na cara, que fala em cumprir, custe o que custar, esquecendo-se que esse custe o que custar, significa fome, miséria, desespero e muitas vezes, morte. Faz com que muita gente perca aquilo que tem de mais precioso, honra, dignidade, respeito. Apesar de tudo e para terminar, Abril valeu a pena! Porque, como disse o poeta, vale sempre a pena quando a alma não é pequena e há ainda neste cantinho à beira-mar plantado, gente de alma grande e que todos os dias faz com que Abril continue a valer a pena...

Mas se há uma realidade onde o 25 de Abril valeu a pena, indiscutivelmente, essa é a realidade desportiva. Para além de ter trazido tanta e tanta gente para o desporto, Abril permitiu que individual e colectivamente, se conseguissem feitos dignos de grande relevo. ABC de Braga em Andebol; Ovarense em Basquetebol; Hóquei de Barcelos em Hóquei; ou Fonte Bastardo em Voleibol, sõa bons exemplos. Como bons exemplos são Rosa Mota, Fernanda Ribeiro, Carlos Lopes. E, o mais sintomático de todos os exemplos, Abril possibilitou a explosão nacional e internacional do F.C.Porto. Mesmo sendo o clube da Invicta um histórico do desporto português em geral e no Futebol em particular; mesmo tendo o F.C.Porto um Presidente genial, o melhor de todos os tempos; se com o 25 de Abril é necessário lutar todos os dias contra um centralismo castrador - A vergonha saiu à rua no dia da liberdade -, a inveja e a mediocridade reinante, quebrar, mas nunca torcer, para que a Instituição F.C.Porto continue fiel à sua notável história, sem o 25 de Abril, não seria possível.
F.C.Porto é o clube da liberdade e democracia e também por isso, 25 de Abril, sempre!

Não era portuense de gema, era transmontano, de Bragança, mas adoptou o Porto como sua cidade ainda eu era um puto. Foi meu Professor de ginástica no Infante D.Henrique, muitas vezes conversamos quando fazia parte da equipa técnica de António Oliveira. Hoje partiu. O Porto e também o F.C.Porto que era o seu clube, ficam mais pobres, muito mais pobres. 
O Imperador de Boston, o Professor Bitaites, vai dar show no Céu.
Paz à sua alma.
À família enlutada e aos amigos, sem esquecer o clube de que era um apaixonado adepto e sócio, os sentidos pêsames.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset