Populares Mês

quinta-feira, 6 de novembro de 2014


Após o sorteio a táctica é simples: o grupo do F.C.Porto é fácil, os grupos do Sporting e do Benfica são difíceis. O objectivo é claro: se o F.C.Porto passar não faz mais que a sua obrigação, se não passar é um desastre. Nem uma ida para a Liga Europa serve de atenuante. No caso dos clubes da capital, se passarem, é um feito épico - mete-se o épico de uma primeira vitória em quatro jogos junto com uma qualificação a duas jornadas do fim. Está bem, sempre dá para disfarçar, não é rafeirada da queimada? -, se não passarem têm a compreensão benevolente e a Liga Europa até está mais ao alcance dos clubes portugueses. Ganhar em San Mamés é fácil, ganhar com mérito indiscutível, como o F.C.Porto ganhou, também. Já os topamos, já os conhecemos de gingeira, sabemos muito bem que a inveja dos medíocres, dos que não se cansam de proclamar a teoria dos mais maiores, melhores, grandes e pensam pequeno, é do camandro.
O fim de ciclo na Champions já foi invertido. Da pobreza franciscana da época passada, apenas 5 pontos, para uma grande performance esta época, passagem aos oitavos-de-final garantida a duas jornadas do fim, com perto de 20 milhões garantidos, cerca de 1/5 do orçamento. Ainda nem chegamos ao Natal, muita água vai passar debaixo das pontes, não sabemos como vai acabar a temporada, mas no campeonato estamos aí, apesar de tanta paixão pelo vermelho nos deixar desconfiados e na prova rainha da UEFA, a UEFA Champions League, tendo consciência das nossas limitações, deixa-nos animados e com o ego inchado, saber que Real, Barça, Dortmund, PSG e Bayern, os outros clubes que também já garantiram o apuramento, vejam junto a si o suspeito do costume, os portugueses do F.C.Porto e pensem: estes tipos têm uma capacidade de dar a volta por cima, de se reinventar que merece um grande aplauso.
Meus amigos, não há dirigentes que não cometam erros, técnicos infalíveis, equipas perfeitas, mas temos razões para encarar o futuro com optimismo e mais do que isso, afirmar que aqueles que previam o caos e o abismo voltaram a enganar-se. Os portistas que foram pelo mesmo caminho, esses são portistas de pouca fé, pior, são portistas com muito pouca memória.
Agora, jogo a jogo, com serenidade, sem euforias excessivas nem depressões exageradas, com a moral e a confiança em alta, a certeza que o F.C.Porto segue o seu caminho com a massa na algibeira, qual Chico Fininho, frique da Cantareira.

Brahimi.
Agora delíram com a magia do argelino, dizem que é um craque, pinta a manta, desequilibra, assiste, marca, decide. Alguns que dizem isto são os mesmos que quando o F.C.Porto contratou Brahimi por 6,5 milhões e passadas 24 horas alienou 80% do passe por 5 milhões, saltaram a terreiro para criticar, falar em pouca vergonha, perdemos cerca de 200 mil euros em apenas um dia, quem não tem dinheiro não tem vícios, etc. Esqueceram-se foi que sem ajuda do Fundo Doyen, que não é a Santa Casa da Misericórdia, nunca teria sido possível contratar o mágico argelino. Sabíamos que as condições do negócio eram essas, como sabemos que para recomprar os 80%, parece que custa cerca de 8 milhões - digo parece porque li algures, tendo como fonte um jornal argelino. Analisamos, ponderamos, aceitámos. Brahimi pode ficar por cerca de 9,5 milhões, 100% do passe. Foi um mau negócio? Não devíamos tê-lo contratado? Apenas digo uma coisa: disparar logo, não esperar para ver, muitas vezes dá mau resultado.

Para o Mister:
Caro Julen, contra o Moreirense, Quintero falhou um penalty, o resultado se não estou em erro, já estava em 3-0, não houve consequências. Em Lviv, estávamos por cima do Shakhtar, foi Brahimi a falhar, acabámos por chegar ao empate no final do jogo e do mal o menos, mas não me sai da cabeça, embora seja especulativo dizê-lo, que se temos chegado à vantagem naquela altura, tínhamos ganho. Frente ao Sporting foi Jackson a falhar e aí foi um problema, as consequências graves. Falhamos o empate, perdemos a embalagem que esse golo nos podia dar, nunca mais nos encontrámos e lá se foi a Taça de Portugal. Ontem, novo penalty desperdiçado, felizmente que não precisámos dele para ganhar.
Caro Mister, não converter da marca dos 11 metros, tem de ser excepção, mas no F.C.Porto transformou-se em regra e não pode ser. Num plantel cheio de talentos, não há um especialista? Não há um jogador que ao menos não fique com aquele ar de pânico, como se viu na cara de Jackson no jogo de San Mamés?

Notas finais:
O rascord diz que há 20 anos que uma equipa portuguesa não marcava quatro golos a um adversário alemão. O F.C.Porto há 20 anos e uns meses espetou 5-0 ao Werder Bremen... em Bremen. Mas não só, em 17 de Outubro de 2006 o F.C.Porto também espetou 4-1 ao Hamburgo, o que contraria a tese do rascord. Três hipóteses:
Não sabem fazer contas? São uns incompetentes? Ou má-fé? Claramente incompetência. É preciso colocar na capa qualquer coisa impactante, coloca-se a frase dos 20 anos e nem sequer se procura saber se é verdade ou não.

Calimerinho, Calimerinho, que fazes por aqui?
Clemência, clemência, Vila Pouca, afinal a teoria da conspiração, Gazprom, não tem nenhuma razão de ser.
Como assim?
Ontem o árbitro foi nosso amigo, anteontem o Zenit perdeu em casa e está com a situação complicada para continuar na Champions.
Ah, está bem, mas achas mesmo que a Gazprom não vai mexer os cordelinhos para o Zenit ganhar o próximo jogo e ficar em boa posição para chegar aos oitavos?
Com quem é o próximo jogo do Zenit?
Com o Benfica.
Vou já telefonar ao Putin...

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset