Populares Mês

terça-feira, 15 de dezembro de 2015


Isto é um blog, um blog de um portista ferrenho, quem aqui vem sabe ao que vem, não paga nada, não fiz qualquer jura de respeitar nenhum código deontológico, ao contrário dos jornalistas, mas mesmo assim, aqui há mais rigor, equilíbrio e isenção que em muitos jornais, não reconheço à grande maioria dos jornalistas que vou ouvindo e lendo, alguns uns notórios freteiros, recadeiros e vendidos, muito valentes para se mandarem contra o F.C.Porto, dirigentes, técnicos, jogadores e a adeptos e uns cobardes quando se trata de se mandarem contra outros clubes e outras personagens, nenhuma autoridade moral para me criticar. Ponto final, parágrafo.
No Nacional-F.C.Porto, não vou falar de foras-de-jogo mal assinalados, cartões por mostrar ou mal mostrados, não, apenas vou abordar os dois lances na área dos Dragões que tanta polémica têm criado - aliás, como acontece sempre que o beneficiado é o F.C.Porto... O lance da mão, repito o que já disse: é para mim um claro lance de bola na mão e não mão na bola. É impossível a um jogador abordar um lance daqueles com os braços atrás das costas, o jogador dos insulares está muito perto do central do F.C.Porto quando toca a bola, Marcano ainda tenta encolher o braço, mas não consegue. Nestes lances, que já deviam ter sido esclarecidos por que de direito há muito, nem que fosse com uma decisão drástica, bola na mão ou braço, com ou sem intenção, é sempre penalty, os adeptos do clube supostamente prejudicado reclamam, os beneficiados calam-se. Já o lance ocorrido nos 17 minutos de ontem, é penalty. Marcano vai tentar cortar a bola, era essa a intenção - alguém acredita noutra possibilidade? -, mas quando lá chega a bola já não está lá, encontra a perna do jogador do Nacional, derruba-o, grande penalidade por assinalar. Dito isto, Jorge Sousa errou a favor do F.C.Porto, ponto. Mas quem vir onde está o árbitro e o lance sem recurso à repetição em câmara lenta, só por má-fé e desonestidade pode acusar o árbitro de ver e não assinalar. Adiante, ainda há muito para dizer. Que os árbitros erram, todos sabemos, estamos fartos de ver.
Que os grandes são mais beneficiados que os pequenos, também sabemos e estamos fartos de ver. Só que nas últimas épocas há um clube, o Benfica, que tem sido claramente beneficiado pelas arbitragens, no seu último título então nem se discute, por ser tão óbvio. Portanto, ver Rui Vitória, sem pudor e vergonha na cara, queixar-se, chorar para depois mamar, só apetece dizer: é preciso ter uma grande desfaçatez e uma grande lata! A mesma lata desfaçatez e ainda pior, puro jornalismo rasca, é quando jornais dão destaque de capa às declarações do treinador do clube do regime, aos erros do árbitro, ao contrário do que acontece quando o F.C.Porto é prejudicado ou os beneficiados são outros. Panfleto da queimada e rascord, hoje como sempre, mostram a sua verdadeira face de jornais cujo o equilíbrio editorial é vergonhoso, têm claramente dois pesos e duas medidas, omitem, branqueiam ou extrapolam ao sabor de certas conveniências, mas sempre contra o F.C.Porto. Por isso, saber que os directores destes pasquins foram convidados para a Gala dos Dragões de Ouro, incomodou-me mais que algumas derrotas amargas. Sim, porque as derrotas ultrapassam-se com vitórias, já os convites a essa gente, é sintoma que o "MEU F.C.PORTO" já não é o mesmo, mudou, para pior, muito pior. Assim, lá se vai o que resta da mística e do espírito de luta e de combate que era apanágio do F.C.Porto. E sem isso tudo fica mais difícil.

Capas dos jornais amigos dos dirigentes do F.C.Porto de hoje e do dia seguinte ao Nacional-Benfica da época passada. Não precisam que lembre o que aconteceu nesse jogo, pois não? O "Pastel de Belém" até ficou admirado por o Sporting não ter dito nada. Eles falam em paz, querem paz, fartaram-se de apelar ao bom sendo na guerra de águias contra leões, mas agora queria guerra entre leões e Dragões. Já a crónica do jogo, de autoria de José Carlos Sousa - que pena já não me cruzar com este artista em Custóias, como acontecia há tempos atrás. Dizia-lhe umas verdades nas fuças... - começa assim: "Fora o árbitro, o F.C.Porto ganhou bem na Choupana". Também vou ficar muito atento às futuras análises de Vítor Manuel para ver se ele também vai fazer referência aos lances mal assinalados nos jogos de Benfica e Sporting, como fez no jogo do F.C.Porto, apesar de dizer que não gosta de falar de arbitragens. Como ainda fico surpreendido com esta gentalha é um caso de estudo.


C.D.Feirense - F.C.Porto. O Jamor já tem saudade dos Dragões
Somos melhores, favoritos, só precisamos de respeitar um adversário que está a fazer um excelente campeonato da segunda liga, logo moralizado, e depois ter a atitude correcta, fazer acontecer, não ficar à espera que aconteça. Todos os jogos, mesmo aqueles em que o rival é claramente inferior, em caso de vitória, servem para dar confiança, baixar a instabilidade. Que este jogo sirva também para quem está à espera de uma oportunidade, se a tiver e alguns vão tê-la, a agarre com as duas mãos, mostre que conta e merece mais.
O Jamor e as suas matas, já sentem saudades dos Dragões, da sua alegria e, principalmente, das suas bifanas de excelência.

O árbitro é o novo internacional, Tiago Martins. Como acontece nos jogos da Taça de Portugal, vá lá saber-se porquê, os árbitros auxiliares não são conhecidos.

Convocados do F.C.Porto:
Guarda-redes, Helton e Casillas;
Defesas, Miguel Layún, Maicon, Martins Indi, Lichnovsky e José Ángel;
Médios, Rúben Neves, Danilo, Evandro, Sérgio Oliveira e Herrera;
Avançados, Bueno, Tello, Aboubakar, André Silva, Jesus Corona e Brahimi.

Equipa provável:
Helton, Layún, Maicon, Lichnovsky e José Ángel, Danilo, Evandro e Sérgio Oliveira, Tello, Aboubakar e Bueno.

Antevisão de Julen Lopetegui:
«Vamos defrontar uma equipa muito boa, que está a fazer um bom campeonato, e que nos irá criar muitas dificuldades».

«A Taça de Portugal tem o seu próprio encanto e temos de preparar este jogo com máxima ambição e máximo carinho».

«Os treinadores têm as suas obrigações, tal como os árbitros, mas todos devem procurar fazer bem o seu trabalho».

«Tentaremos colocar a equipa que considerarmos a melhor para este jogo. Até amanhã não poderemos definir nada».

«Rui Vitória tem razão. Mas há ano e meio que é assim. Fui testemunha direta. Não quero dizer mais nada sobre isso».

«Os avançados vivem de golos. Há fases melhores e piores. Vou ajudar todos para que tenham condições para marcar».

«Espero que a eficácia seja proporcional ao que criamos. Temos de continuar a jogar para criar oportunidades de golo. Depois, se não marcar um, que marque outro».
 
«Estamos a seguir com muita atenção os jogadores da B. Francisco Ramos e Graça estão a crescer muito. Rafa, Victor Garcia… Seguramente que terão uma oportunidade. O André está a treinar connosco e seguramente terá oportunidades também». 

Nota final:
Como pode um treinador contestado, insultado e achincalhado, até pelos seus, estar tranquilo para tomar as melhores decisões, quando cada jogo parece uma prova de vida? Mesmo quando ganha todos lhe caem em cima?

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset