Populares Mês

domingo, 17 de abril de 2016


Eleições:
Como não foi a primeira vez que votei, nos 34 anos de Pinto da Costa à frente dos destinos do F.C.Porto, acho que votei em todas ou quase todas, estou à vontade para dizer que o processo foi exactamente igual aos actos eleitorais anteriores, pelo menos desde que há candidato único. Nunca houve cabines de voto, nem seria preciso com apenas um candidato. Quem estava a favor e de acordo com todos os que iam a votos, entregava os boletins intactos; quem estava a favor de uns e contra outros, podia riscar os nomes que quisesse - foi sempre isso que fiz em eleições anteriores e ontem também; quem estava contra todos e queria fazer um voto de protesto, bastava anular o voto. Podia fazê-lo livremente, não andava ninguém e fiscalizar o que cada sócio fazia. Falar contra este método revela uma de duas coisas: ignorância de quem nunca tinha comparecido a um acto eleitoral ou fazer crítica fácil.

Também houve quem reclamasse pela cor dos boletins. Nada contra o branco, mas o azul... Como facilmente se constata, os boletins tinham as cores do clube, mas para a próxima andará bem o F.C.Porto se em vez do azul, optar por um rosa choque ou amarelo, já que o castanho não convém muito.
Falando sério, o que é lamentável, mas significativo, é: primeiro, no pior de todos os mandatos de Pinto da Costa, com resultados na principal modalidade desportiva do clube, muito abaixo das expectativas, ninguém se chegar à frente. Segundo, em dia de jogo, só 2403 sócios votaram. Terceiro, desses votantes e dando de barato que todos os votos nulos foram de contestação, apenas meio milhar contestaram a pior gestão dos últimos 30 anos. Portanto e concluindo: o portismo teclado é pífio. Resume-se a umas bocas contra tudo que mexe no facebook, twitter, instagram, blogs, na hora da verdade fica quietinho. Mas cheio de razão para continuar a mandar bocas, género, acorda Porto, o Porto somos nós, tenham vergonha e afins. O senhor Baía é um bom exemplo de quem palra muito, mas na prática não faz nada. Talvez hoje, na lixeira da manhã TV e no programa dos falidos, onde não falta um "Escarrador", o senhor Baía explique porque não apareceu para votar. Já Angelino Ferreira, acha que as eleições deviam ter sido antes das da SAD. Totalmente de acordo, no entanto, completamente fora de tempo. Foi uma questão já aqui falada e colocada por alguns associados na última Assembleia Geral. Mas compreende-se, há gente que tem de dar provas de vida e marcar posição.
O F.C.Porto tem uma direcção eleita e com toda a legitimidade para dirigir os destinos do clube nos próximos 4 anos. O sucesso deles será o de todos os portistas... mesmo daqueles que de há uns tempos a esta parte, só se limitam a dizer mal.
Pinto da Costa estará hoje no Porto Canal para uma entrevista a começar pelas 22:30. A entrevista poderá ser vista em streaming tanto na aplicação do F.C.Porto como no site do canal gerido pelo F.C.Porto.


O F.C.Porto 4 - Nacional 0.
Sei perfeitamente quando o F.C.Porto joga mal, assim assim, bem ou muito bem. Ontem os Dragões não fizeram um jogo perfeito, não, ainda há muitas coisas a melhorar, mas fizeram uma bela exibição. Entrando forte, pressionando bem e beneficiando de ter marcado dois golos nos primeiros 10 minutos, o conjunto de José Peseiro ficou mais confiante, mais tranquilo, produziu um futebol muito agradável e que agradou à plateia, podia e merecia ter chegado ao intervalo com mais um ou dois golos de vantagem. Faltou a eficácia dos primeiros 10 minutos para que o jogo não estivesse resolvido quando as equipas foram para o descanso.

A segunda-parte foi muito parecida com a primeira. O mesmo domínio e superioridade, o mesmo futebol agradável, várias oportunidades desperdiçadas, umas por mérito de um guarda-redes inspirado, outras porque falta killer instinct e um matador na frente de ataque. Ao F.C.Porto falta alguém que não precise de falhar três golos feitos para marcar um. Mesmo assim, o resultado chegou aos quatro, podia ter chegado, sem qualquer exagero, ao dobro. Foi uma exibição positiva e sem grandes altos e baixos, foi uma exibição muito uniforme no rendimento durante os 90 minutos.

De negativo, alguns excessos de confiança, uma ou outra displicência - ai Corona, Corona...- a tendência para baixar o ritmo e a intensidade - é preciso o público agitar -, continuam-se a errar passes fáceis - ai Rúben, Rúben...-, a ligar o complicador - ai Varela, Varela... podias fazer um grande jogo, sem uma ou duas asneiras grosseiras? Podias... mas não era a mesma coisa! -, a faltar de raça nas divididas e em lances que é preciso meter o pé com convicção - ai Sérgio, Sérgio...- algumas tendência para perder organização, com isso os equilíbrios vão-se, os espaços para o adversário aproveitar aparecem, ontem não tiveram consequências, mas não podemos facilitar. Mas, tudo somado, esperemos que venham mais jogos destes, mesmo que já seja tarde para o principal objectivo da época.

PS - Lamento que o blog BiBó-PoRtO, Carago!!, um blog de referência e onde quando cheguei as estas lides, fui muitas vezes buscar ânimo e inspiração para fazer o tasco crescer, tenha dado por concluída a sua meritória tarefa. Fechou o BiBó-PoRtO, mas algumas amizades que lá fiz, ficam para a vida. Como muitos deles não apregoam o portismo, mas praticam-no, a gente vê-se por aí.
Um grande abraço para todas e todos e em particular para o Paulo Jorge ou Blue Boy.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset