Populares Mês

quinta-feira, 4 de agosto de 2016


Tenho muito pouca vontade de me sentar à frente do computador e escrever. Nesta fase, o despudor não tem limites, mente-se descaradamente para vender papel, pisa-se de forma grosseira os mais elementares princípios da ética e da deontologia. Por exemplo, é vê-los acharem natural e uma boa ideia o interesse do Sporting em Mario Gómez ou Robin van Persie, mas um suposto interesse do F.C.Porto em Luiz Adriano, já não faz sentido e as razões vão desde ganhar muito, já ter 29 anos, poder desestabilizar o balneário, etc.. Sim, como se o alemão e o holandês fossem jovens, ganhassem pouco e fossem recebidos de braços abertos por Slimani e companhia. Não é extraordinário este raciocínio? É, mas não é surpreendente. Mas se com estes artistas, até posso bem, são pagos para dizerem essas coisas - alguns têm de ir na onda que os tempos estão difíceis e quem tomar posições na defesa do F.C.Porto não tem vida fácil -, ver portistas a dispararem logo que surge uma notícia, em vez de analisarem e ponderarem se faz ou não sentido, continua a fazer-me uma grande confusão. Pior, quando não ficam pela crítica, partem logo para o insulto.
Vejamos a situação mais recente, a do central brasileiro Alex, dado como a caminho do F.C.Porto.
É óbvio que eu e todos nós gostaríamos de alguém com um perfil diferente. Mais jovem, mas já com experiência e provas dadas, capaz de ainda se valorizar e gerar mais valias no futuro. Seria o ideal. Mas onde está ele, dentro das possibilidades actuais do F.C.Porto? Não encontro e sendo assim, porque não Alex? É verdade que não preenche alguns itens, mas desde que saiu do Brasil tem uma carreira sempre em alguns dos melhores campeonatos e ao serviço de grandes clubes. PSV, Chelsea, PSG e Milan, são clubes que estão quase sempre nas provas europeias, competem sempre por títulos. Portanto, Alex é alguém habituado a jogar, tem jogado muitos jogos, ao mais alto nível, à pressão de jogar para ganhar e a enfrentar grandes jogadores. Ora, isso dá-lhe uma experiência, maturidade e matreirice que pode ser importante para que a defesa do F.C.Porto estabilize. Importa também referir que o internacional brasileiro é daqueles que não vira a cara à luta. E como era um jogador livre, os encargos não sendo pequenos - o custo zero é treta...-, são certamente muito menores, por exemplo, na comparação com Filipe ou com a falada, mas ainda não formalizada, contratação de Boly, porque não?
Resumindo, sabendo que nas contratações já vimos de tudo, desde algumas que pensávamos que tinham tudo para dar certo e não deram e o contrário, a possível contratação de Alex se não me faz dar pulos de alegria, também não vejo motivos para tantas críticas. No mínimo, merece o benefício da dúvida e ser apoiado. A pior coisa e disso já temos a nossa conta, é arranjar logo patinhos feios... alguns, mesmo quando ainda nem chegaram.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset