Populares Mês

sábado, 17 de setembro de 2016

A partir de hoje, espero que todas as semanas, depende dele, mas sem dia fixo, depende dos acontecimentos, enquanto existir o Dragão até à morte, teremos as crónicas do Felisberto Costa.
A primeira tem o título: Como eu te amo pelo que és, meu FC PORTO!!! 
Espero que gostem. Eu gostei muito.

«Este carrossel do FC PORTO, que nos faz vibrar de alegria, como no jogo seguinte nos faz ferver de raiva, mostra uma equipa ainda á procura da sua identidade. É um FC PORTO na sua fase embrionária, onde para dar uma corrida, ainda cai de vez em quando. Porque para correr, primeiro é preciso saber andar e, para andar primeiro foi necessário gatinhar.
Pelo que vejo nestes primeiros jogos do FC PORTO, sou sincero; vejo uma equipa curtinha mas certa, capaz de empolgar quem há muito só se entretinha a assobiar, uma equipa que faz aquilo que os rivais fazem com um único senão: jogamos quase sempre contra catorze! E para marcarmos um golo foi preciso espoliar-nos um limpo e um penalti!
Numa equipa muito jovem, com jogadores inexperientes, isso pesa e de que maneira.
Bons, muito bons são aqueles que dão show de bola em 86 minutos, e empatam ou perdem em 5 minutos!
Nós adeptos, se queremos estabilizar a equipa, não podemos ser também um… carrossel! Não podemos gritar, apoiar, cantar num jogo, e no jogo seguinte assobiar um jogador porque passou mal a bola, sendo este assobio um autêntico rastilho. A equipa enerva-se, o público enerva-se, e no meio de tantos nervos, não se deslumbra ninguém com calma suficiente para repor a ordem!
Os caríssimos, digníssimos subscritores, apoiadores, partidários, militantes de uma Europa unida, bem se podem limpar a ela! O dinheiro desde que existe, sempre falou mais alto. A união, fraternidade, amizade e solidariedade, só existem quando as barrigas estão aconchegadas, as LED ligadas e o automóvel com a revisão feita!
Porque os tubarões serão sempre tubarões. Devorarão sempre os mais pequenos e, para não falar de política, vejam o que se passa no futebol; as 4 maiores ligas, de peito feito, exigiram junto de uma UEFA que se vende por um prato de lentilhas, que tivessem direito a 4 lugares de rajada na Champions? Os outros? Que se desunhem, ou então, não tem ali ao lado uma bela liga Europa?
Não ouviram o Mourinho apregoar com enfado que a Champions sem o Manchester United não é Champions, e que é um grande frete andar ali a jogar contra os pés descalços da liga Europa?
Mas nós aqui, na nossa eterna pequenez, na nossa eterna mesquinhice, na nossa eterna mania de exigir dos outros aquilo que nem sequer admitimos que nos exijam a nós, não nos apercebemos!
Batemos com o nariz de frente na árvore e confundimo-la com a floresta!
Afinal de contas que é isso do F.C.Copenhaga? Gajos que são profissionais como os nossos, que treinam tanto como os nossos, que foram campeões no país deles - nós não fomos - que ganham tanto ou mais que os nossos, mas que por ironia do destino, não passam de altos, loiros e toscos, mesmo que na equipa joguem brasileiros e paraguaios!
Gajos que representam um país que foi campeão europeu com a malta de férias, em vez de estágio, e que ganharam os seus jogos, ao contrário de uma certa selecção que foi a antítese do que deve ser um campeão!
Exigimos de uma equipa que dá o que pode, e falo do FC PORTO, claro - vejam os holandeses, uma potência do futebol que abruptamente caiu no abismo, os húngaros, os ex-jugoslavos, os belgas e até mesmo os russos, que não conseguem ombrear com a nata do futebol europeu com os seus sheiks, magnatas do petróleo, do gás, bilionários americanos e indonésios!
Já não falta pouco para a Champions ser uma miragem para as maioria dos clubes genuinamente europeus. E contra isso, não vejo revoltas, não vejo reclamações, não vejo ofendidos!
Apenas e só o Pinto da Costa que está velho e só pensa em amealhar para a reforma, o Antero que era um vermelho de Vinhais, mas que continua a assistir aos jogos, não renegando o seu clube, o Alexandre que quer a cadeira do pai, o Herrera que não vale um chavo, a formação que não se aproveita e, quando se aproveita, é o Sérgio Oliveira que não tem categoria para jogar no FC PORTO, e o Casillas que aos 35 anos ainda não aprendeu a sair a uma bola pelo ar!
Como eu te amo pelo que és, meu FC PORTO!!!»

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset