Populares Mês

domingo, 16 de outubro de 2016


Vem aí uma série de 5 jogos, onde é fundamental ganhar, ganhar e ganhar. Porque se os ganharmos, é sinal que a equipa recuperou, assimilou as ideias de Nuno Espírito Santo, construiu automatismos e evoluiu.
Se ganharmos, o prejuízo financeiro será remetido para os confins da memória, as 3 épocas sem nada ganhar diluir-se-ão em esperança de recomeçar a vencer troféus, e como isto é futebol, as vitórias são pura e simplesmente os créditos para a retoma financeira. Quem mais vence mais lucra, quem mais perde mais se afunda!
As vitórias são a Troika e com menos juros!
Eu acredito que iremos passar estes 5 jogos com 5 vitórias. E acredito, não por acreditar tolamente só porque sou portista. Não! Acredito porque vejo os nossos adversários a jogar e não vislumbro neles qualidade superior à nossa. Aliás, vejo neles, a mesma intranquilidade, a mesma falta de ideias e esclarecimento no futebol jogado que nós temos (apetece-me dizer, tínhamos).
Comecemos pelo Brugge. Uma simpática, mas não mais do que isso equipa belga, bastante inferior ao F.C. Porto. Completamente outsider na Liga dos Campeões, a equipa belga tem” que nos dar 6 pontos. Se a equipa for abnegada, honesta e trabalhadora, não é preciso transcendência.
Depois regressamos ao nosso Dragão para receber o Arouca. E aí, também e apesar do nosso favoritismo, já pia mais fino por uma simples razão: a nossa presença nas bancadas! Mais do que apoiar, mais do que fazer o que fazem os outros às suas equipas de tanga, mais do que acarinhar, levar ao colo (é o termo) os nossos rapazes, nós, público, adeptos e sócios do sagrado FC PORTO, enervamo-nos, enervamos a equipa, escolhemos aos 5 minutos um patinho feio para embirrar  - e acontece que os patinhos feios, são sempre os mesmos, enquanto há jogadores que falham mais, mas passam pelos pingos da chuva! - desatamos a assobiar a equipa, a dizer que ninguém presta a começar pelo treinador e a terminar na SAD.
Houve alguém que disse; isto não é como começa, é como acaba! E até um jogo de futebol tem esta máxima. E já agora, deixem-me lembrar-vos o caricato de um jogo que me fez rir até ás lágrimas: contra o Rio Ave, no consulado Lopetegui. Os assobiadores, já fartos do 0-0, levantaram-se, foram embora. Só ficaram os do costume. Aqueles que entram antes de começar e saem do Dragão depois do jogo acabar. E esses foram premiados por 3 belíssimos golos. Deu-me gozo, no metro dizer a um desconhecido: nós ganhamos por 3-0, mas há muito portista que vai chegar a casa empatado com o Rio Ave!
Portanto, gente portista, vamos lá bater palmas, cantar, dançar, abanar o balde das pipocas, entornar a coca-cola, mas fazer do Dragão um inferno… para os outros!
Vamos deixar essa lengalenga do “Somos” Porto” e ser realmente PORTO! Vamos acabar com as palavras e começar com as acções! É difícil?
Antes de recebermos novamente os belgas burgessos (espero bem que sim, que o sejam, carago!), deslocamo-nos à belíssima terra de Setúbal para aí jogar contra um adversário que apesar de ser do Sul, costuma ser por tradição um nosso aliado. Costumamos ser felizes lá, e não é pela simpatia das gentes de Setúbal. É porque fazemos por isso. E vamos fazer por isso!
Até que chega o grande dia. Se passarmos incólumes estes jogos, receberemos os fanfarrões da formação seixalina com o astral em alta. Tanto equipa como nós, adeptos!
Claro que as parangonas da imprensa se virarão para o lado escuro da lua, mas isso em vez de nos afectar, só nos fortalece. Claro que da formação seixalina, que joga tanto ou pior que nós, mas que é levada ao colo pelos seus adeptos (que é de louvar) pela imprensa (que é criticar) e pelos árbitros (que é de condenar), vai disfarçando os seus males, abafando-os com faits-divers que já foram uso e, agora estão fora de moda nesta casa. Claro que enquanto nós sofremos para vencer, eles massacram, jogam e goleiam por 1 a 0. 
A vitória sobre o clube da Circunvalação lisboeta, permitam-me dizê-lo, será talvez o factor mais importante destes 30 anos de reinado de Jorge Nuno Pinto da Costa!
No momento actual, tudo para nós é Waterloo. Se vencermos o rival, todos serão perdoados, todos serão glorificados. Não deveria ser assim, mas o futebol é assim mesmo. De bestial a besta num misero passo!
Conforme já disse, eu acredito. E cabe a todos nós refazer do Dragão um inferno para os adversários. Uma casa temível e respeitada. Uma casa onde por muitas e boas vezes ouvi a vermelhos e verdes dizerem: ir lá? Não, fosga-se os gajos são uns fdp fanáticos!!

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset