Populares Mês

domingo, 23 de outubro de 2016


Professor José Neto sobre José Maria Pedroto, retirado do site do panfleto da queimada.
Este Homem é um verdadeiro Catedrático... e isto são peças para ler e guardar.

«Foi ao convite da Direção do Museu do Dragão, cativado por um sentimento de alegria e honra que proferi uma aula/conferência no Auditório Dr Sardoeira Pinto no Museu do Dragão, cujo tema tinha por base “cultivar a memória do Mestre Pedroto na arte de bem jogar Futebol”….

Uma sensação de indiscritível emoção se me foi apoderando à medida que me ia aproximando do local, tendo à minha espera quase uma centena de alunos representantes das turmas da licenciatura em Educação Física e Desporto do meu Instituto Universitário da Maia e das turmas do Mestrado em Treino Desportivo da instituição que já lá vão 25 anos me concede o privilégio de lá percorrer uma das minhas paixões – ensinar … ou melhor, aprender com os que ao longo do tempo vão iluminando o bom caminho do relacionamento humano, misturando lembranças com sorrisos e abraços e que tanto apetece converter em aplauso – os meus adorados alunos.
Dizia que à medida que convertia a conquista da distância, se me apoderavam lembranças de outrora … viagens sorridas com a vontade de voar para o treino no Estádio das Antas, também ao encontro dos meus heróis desse tem(p)lo sagrado.

Mais tarde, num final do dia 22 de Março de 2003 vi descer pedregulhos de assentos de vitórias cantadas e que resvalavam até ao verde queimado pela poeira. Também vi, com os meus olhos cansados de saudade farrapos levados pelo vento e nesse sentimento de vitórias que o tempo consagrou, como senti correr nas veias o sangue que também lhe deu vida!...
Mas hoje, com um Estádio lindo … muito lindo, o destaque para um Museu de rara expressão artística, e que bem reflete a magnitude que se curva perante a memória que se revela no perfume dos êxitos alcançados.
Muito significativo foi o nome atribuído do auditório ao presidente honorário da assembleia geral do F.C.Porto.

Dr Sardoeira Pinto uma pessoa sempre elegante no trato, pertença de uma oratória sublime, em cada passo revelava um traço de vertical cidadania, solidez de princípios e firmeza de convicções. Deixou-nos a saudade pelas relações que estabelecia nos gestos de elegância e cavalheirismo e, dum profundo e bem expressivo amor pelo F.C.Porto.

Na parte final de sua vida, com justificativa dificuldade de se expressar oralmente, no silêncio do seu olhar sobravam-lhe as razões de afeto, entusiasmo e fidalguia. Por isso, quanto a mim a atribuição do nome do Dr Sardoeira Pinto ao auditório do museu do Dragão foi uma nota duma inatacável honestidade de grandeza e gratidão.
Pois foi precisamente nesse espaço nobre de sentimentos, que proferi o tema que me foi sugerido: a cultura da memória do Mestre Pedroto como arte de bem jogar.
Durante 75 minutos procuramos abordar a filosofia de um dos maiores treinadores de todos os tempos do Futebol Português e que está bem descrito num trabalho que também está devidamente explorado na bola.pt (espaço universidade, artigo nº 3), publicado em 7 de Janeiro de 2015: José Maria Pedroto – 30 anos de saudade.

“ Diz como jogas e eu te direi como deves treinar” era a temática sempre presente por Mestre Pedroto, um treinador adiantadíssimo no tempo e que foi de resto dos primeiros a constituir equipas técnicas com uma polivalência de funções, ultrapassando a generalidade conhecida pela existência dum treinador principal e um treinador adjunto, geralmente responsável pelo treino de guarda-redes, dado o reconhecimento que a complexidade do homem/jogador reclamava intervenções diferenciadas. Sendo assim, as suas equipas técnicas passaram a ser constituídas por Técnico Principal, ½ Técnicos - adjuntos, Metodólogo de Treino e Observador e Análise do jogo. Para além disso a própria equipa médica iniciava a função de mestria na área da medicina desportiva, iniciando-se a constituição da especialidade.

Como está referido no artigo publicado (aconselho o meu estimado leitor a consultar), aproximava-se do fim a época de 1981/82 e após um treino no inesquecível Vitória de Guimarães (onde tudo começou), o sr Pedroto abeirou-se de mim e lançou-me uma frase que me varreu a alma: Prof. – pr´o ano vai comigo pr´o Porto!...

Sinceramente, julgava que ia desmaiar, tal a explosão que me vinha do peito!...

Que viagem até casa!... possuia um Austin 1000 … até parece que as rodas nem pousavam na estrada … qual o arrepio na espinha e o sofrimento de conter as lágrimas!...

O quê … pr´o Porto?!... Eu, que carrego o cachecol e bandeira e na arquibancada faço meu cântico Porto … nossa glória?!... Vou trabalhar com os meus heróis das cadernetas de meninice até aos campeões dos maiores entre os grandes?!...

… e num dia de Julho, lá estava o Luís César à minha espera, apresentou-me o sr Plácido ( que simpatia de funcionário) e comigo subiu as escadas que ligavam às … “portas do céu!”...

Evoquei na aula/conferência, (jamais deixarei de o fazer), o Mestre Pedroto, essa personalidade inultrapassável pela liderança de saberes e fazeres. Porque me ajudou a encontrar as respostas da eficiência para o tratamento do jogo de futebol e das suas notas explicativas para um rendimento em sucesso, também encontrar as razões para o treino como arte, cultura, ciência e razão.

Depois com Artur Jorge e Tomislav Ivic, sendo o primeiro que mais influência teve na aplicação do meu humilde conhecimento em termos de treino, quer em atletas em estado de recuperação de lesões e no treino personalizado para a otimização do rendimento, constituindo o F.C.Porto a verdadeira cátedra da minha Universidade da vida!...

Ao Sr Pedroto e nestas saudades que o tempo consome, eu sempre justamente associo o Sr Presidente Jorge Nuno Pinto da Costa, louvando com mérito e empenhamento a magnitude das suas lideranças. Por isso, quer queiram ou não, os seus nomes sempre rasgarão as fronteiras de renovadas conquistas, gravando com a persistência de autênticos lutadores as memórias do futuro.

Foi nesta envolvência carregada de sentimentos, afetos e convicções e também reflexões contextuais de avaliação e estudo do jogo, como primeira e fundamental estratégia para periodizar o treino semanal, que expressei as razões do convite que muito me honrou perante quem tive a felicidade de ter junto a mim: os meus amados alunos, o magnífico Reitor e seu assistente, três dos meus melhores amigos, a Drª Mafalda, prestigiada diretora do Museu e demais assessoria diretiva, que de forma notável lideram o projeto dum Museu num pulsar permanente de vida.
No final da exposição todos tivemos a felicidade de tomar contacto com as glórias do tempo rubricadas em troféus, visionadas em vídeo, documentadas em imagens e que transportam para o presente a causa das coisas no seu máximo esplendor e que o Museu expõe de forma muito difícil de descrever … só visto!...

A onda de entusiasmo foi transmitida para a faculdade e começa a correr uma subscrição de tantos alunos a pretender aceder a uma possível nova aula/conferência. Satisfeito o pedido, está definido que todos os alunos que nas disciplinas que leciono atingirem classificação igual ou superior a 16, verão o seu desejo contemplado. Uma estratégia motivacional que irá privilegiar quem se dedica à tarefa de se preparar para ganhar … na vida como no jogo e com Mestre Pedroto no coração: “Olha para o jogo e ele te dirá como deves treinar … olha para a vida e ela te dirá como podes vencer!”...

Obs Como nota de reconhecimento e gratidão pelo convite efetuado, foi com enorme privilégio que deixei em “boas mãos” algumas das minhas publicações para o Centro de documentação e leitura do Museu e … uma bola.

Sim uma simples bola, mas que em tempos, companheira nas férias de verão esteve em destaque, quer na fase final de recuperação de atletas ou de treino antecipado de pré época no sentido de jogadores que me acompanhavam, arrancarem em condições de suportar as exigências na conquista do futuro. O significado dessa simples bola, justifica-se pelo facto de todos os atletas assumirem o lugar de titular e mesmo internacional e a partir desse momento jamais sentir o pesadelo duma lesão. O Fernando Gomes, Jaime Pacheco, Quim, Lima Pereira, Semedo, Zé Beto (saudade) e … (cá para nós que ninguém nos ouve), até o Fernando Chalana e Álvaro Magalhães provaram do toque na “borrachinha” – até lhe chamavam a “bola da sorte”. Estará no lugar que muito honra quem dela “rompeu o coiro” - MUSEU DO F.C.PORTO.»

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset