Populares Mês

domingo, 7 de maio de 2017


Agora que o 2° lugar está virtualmente garantido e a matemática ainda nos permite acreditar em milagres, coloquemos a cassete antes de começar o Rio Ave - Benfica, porque calculismo não faz parte da ementa do tasco. Não é normal, natural, lógico que o F.C.Porto mereça ganhar os jogos frente a Vitória de Setúbal, Braga, Feirense ou Marítimo? É! O que não é normal é não ganhar, principalmente se dois desses jogos forem no Dragão - não refiro propositadamente o jogo da Luz, um empate na casa do clube do regime só é um mau resultado em circunstâncias excepcionais. Como se verificou posteriormente, se o F.C.Porto tivesse ganhado os seus jogos,  o empate na Luz era um óptimo resultado. Portanto, se uma equipa falha consecutivamente, merece críticas, sim, assobiar para o lado, encolher os ombros, não apontar erros, seria estranho, não seria Ser Porto. Fazer sentir aos profissionais, sejam eles dirigentes, treinadores ou jogadores, o nosso descontentamento, é o dever de qualquer adepto que se preze, obviamente, desde que seja feito com respeito, objectividade e de forma construtiva. Até porque se há época em que os portistas e de uma forma particular as claques, salvo uma ou outra excepção, têm tido um comportamento correcto, nunca têm faltado no apoio à equipa, é esta. Idem para com o treinador. Dos últimos que passaram pelo Dragão, incluindo aqueles que venceram, nenhum teve tanta margem de tolerância como NES. E fiquemos por aqui em relação ao actual técnico...

Outra questão que me mete confusão é a história do F.C.Porto não ser candidato ao titulo, ninguém apostava nos Dragões e sendo assim, se ficarmos em segundo sempre é melhor que ficar em terceiro, como aconteceu na temporada anterior. Discordo completamente. Se é verdade que o F.C.Porto não era o principal candidato - o principal favorito é sempre o campeão da época anterior e pelo que fez na mesma temporada, o Sporting partia à frente do F.C.Porto -, pela sua história, em particular nas últimas décadas, pelo investimento que faz no futebol profissional - se não é para lutar pelo 1º lugar, então corte-se algumas dezenas de milhões no orçamento da SAD e a começar por cima. Se for esse o caminho para 2017/2018, até posso aceitar, mas têm de me explicar muito bem... -, os Dragões são sempre candidatos ao título. Dito isto, é natural que em determinado período da época, quando o F.C.Porto estava a passar um mau momento e a 7 pontos do líder Benfica, não imperasse o optimismo, alguns pressagiassem uma catástrofe. Mas a grande maioria não deitou a toalha, não desanimou, manteve sempre a chama alta, mesmo nesse período difícil, nunca ninguém abandonou a equipa, pelo contrário.
Só que o futebol é fértil em surpresas e as coisas mudaram. O clube do regime abanou, cedeu vários pontos, o F.C.Porto encostou na frente, ficou a depender apenas de si para chegar à liderança, melhor, bastava apenas vencer em casa frente ao Vitória de Setúbal para ultrapassar o Benfica, liderar. A equipa de NES falhou aí e depois nunca fez o que era preciso, em várias circunstâncias, Braga, novamente em casa frente ao Feirense e ontem nos Barreiros, o F.C.Porto falhou rotundamente. É verdade que foi prejudicado em vários jogos, mas também é verdade que nunca mostrou aquilo que era necessário para se afirmar como um candidato com estofo.

Não é um balanço final, nunca podia ser, porque se estamos ligados à máquina, ainda não morremos. Mas fica aqui e agora a minha posição, antes de começar o Rio Ave - Benfica, um jogo que seja qual for o resultado vai deixar sempre em nós um certo mau estar.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset