Populares Mês

sexta-feira, 16 de junho de 2017


O Benfica vai processar Pinto da Costa, Francisco J.Marques e o Porto Canal. Como o ridículo não mata nem paga imposto, acho muito bem - a ser verdade que o clube do regime vai pedir a reabertura do processo Apito Dourado, é um sinal que na Luz perderam completamente o tino e já não são um caso de polícia, mas de saúde pública. Sempre se tapa o sol que dá na moleirinha dos seus adeptos, com uma peneira. Mas um clube que na sua televisão violava sistematicamente a lei, insultava, denegria, achincalhava, desejava a morte ao líder do F.C.Porto e fazia apelos às armas contra adeptos dos Dragões, devia ter um bocadinho de pudor e noção do ridículo.
Por mais que tentem abafar escândalos, autênticas poucas vergonhas, mais recentes como o da Porta 18, ou menos recentes como o obsceno Estorilgate, depois da denúncia da cartilha, dos encartilhados e do caso dos emails, daqui para a frente já nada será igual no futebol português. E podem-se dar por muito felizes. Fosse Portugal um país onde todos os agentes do futebol tivessem o mesmo tratamento, Vieira e alguns dos seus peões de brega há muito que estavam a contas com a justiça. Fico contente que, definitivamente, a história de um futebol português de anjos e demónios tenha terminado. Pena que uns tenham sido escrutinados até ao ínfimo pormenor, não haja coragem para fazer o mesmo a outros. Como se viu com João Vale e Azevedo, o Benfica é um salvo conduto...
 
Entretanto, alguns dos que não só não condenavam a violação da lei, como faziam uma festa e babavam ao ouvir as escutas ilegais do Apito Dourado e delas faziam promoção, incentivando a que outros violassem a lei e fossem ouvir também, agora é vê-los muito ofendidos e muito preocupados, a falarem em ética violada. Ver gente que reduziu tudo ao Apito Dourado, mesmo quando o F.C.Porto era o vencedor da Taça UEFA e da Champions League, de longe a melhor equipa portuguesa, agora a tentarem disfarçar esta nojeira, nem que para isso tenham de citar frases com 40 anos e atribuídas a Pedroto, sob o controlo da arbitragem; ver um jornal que dava destaques de capa a personagens que só tinham por função denegrir os méritos dos títulos do F.C.Porto, não só ser incapaz de tratar o assunto como merece, como tentar desviar atenções com processos enterrados à décadas; só me dá vontade de rir. Ai agora estão preocupados com a imagem do clube do regime e com a indústria do futebol? Devem ter perdido a memória aqueles que andaram junto da UEFA e do seu antigo presidente, o querido e amado Platini a apelar a castigos ao F.C.Porto. Devem ter perdido a memória aqueles que foram coniventes e cúmplices quando o Benfica pegou fogo ao futebol português, chegando ao cúmulo da desfaçatez de cometer um autêntico crime de lesa futebol, quando fez o apelo a que seus adeptos boicotassem os jogos fora da Luz. Valia tudo, nessa altura ninguém queria saber da indústria, do prestígio, da imagem que o futebol luso passava para o exterior. O clube do regime queixava-se e o coro dos freteiros e recadeiros fazia-se ouvir alto e em bom som.
Mais abaixo estão dois exemplos de como e quem avalia e analisa tudo o que se está a passar no futebol português. Mas exemplos destes multiplicam-se. Alguns que foram dos que não pouparam nas palavras no passado, agora fazem um silêncio ensurdecedor, ninguém os ouve, enquanto outros que juraram ter ética e deontologia, equilíbrio e equidistância, rigor e isenção, pisam e mandam todos esses valores às malvas, tudo porque os superiores interesses do clube do regime assim o justificam. Tem sido um corrupio, na rádio, jornais e televisões ou nas redes sociais, é vê-los sair da toca e se tivéssemos dúvidas do seu sectarismo e facciosismo, ficaríamos totalmente esclarecidos. Se não fosse por mais nada, só por isso, todo este processo já teria merecido a pena - pudemos ver a total dimensão do polvo e até onde estende os tentáculos. É verdade que não haverá consequências em relação a muitos destes cartilhados, jornalistas entre aspas - as chefias até incentivam estas práticas, em nome da venda de papel e audiências, mesmo na rádio e televisão pública -, mas agora quando os ouvirmos ou lermos, pelo menos já os podemos apontar e rirmo-nos na cara deles.
Portanto, isto não pode parar. Temos muito menos meios, mas vamos para cima deles com tudo. Porque por mais que façamos, nada vai compensar anos e anos de insultos e provocações. Que ainda continuam... Não digam que não avisamos...
  
Os comentadores isentos, sérios e eticamente irrepreensíveis da TVI, Rui Pedro Braz e Luís Aguilar. Está assim a informação neste país e as entidades reguladoras nada fazem, como na faz o Sindicato dos jornalistas. Depois, quando um clube ou outro, tomam medidas contra esta bandalheira, aqui d' rei, vêm logo com todo o tipo de ameaças. Alias, alguém me sabe explicar o significado do I na sigla TVI?


Como acontece sempre por esta altura, o tasco encerra para férias, reabre na primeira semana de Julho. Mas o tasqueiro, com a ajuda das novas tecnologias, vai estar com um olho no burro e outro no Quaresma.
Antes de ir embora, fiquem com esta: o Dragão Até à Morte sabe que vai chegar ao Barcelona uma proposta de 200 milhões por Lionel Messi... Que pena o tasco fechar para férias... com esta bomba as audiências iam subir em flecha.
Um xi para todos e em especial para os meus amigos do panfleto da queimada.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset