Populares Mês

sábado, 17 de fevereiro de 2018


Sejamos sinceros; a goleada sofrida com o Liverpool doeu e de que maneira! Por muito carinho, apreço e suporte que demos, damos e vamos continuar a dar a esta equipa do FC PORTO, convém descascar esta maçã podre.
Não foi só o FC PORTO que foi goleado, sendo o factor casa ou fora, um pormenor aleatório. Os rivais também o foram e contra equipas que em nada tem o estatuto do Liverpoool. Na emoção/falta de razão do adepto comum, na qual me incluo, as goleadas que os nosso rivais sofrem são balsamo para as nossas dores. O pior é que o contrário também sucede…
Como vivemos desde que me conheço, num futebol de clima crispado, onde tem que haver um mais melhor bom, que se congratula estúpidamente como tendo 6 milhões de adeptos e outro que proclama ter 3,5, como pode o futebol português ser saudável? Como pode evoluir se a quase unanimidade do país só quer 2 clubes, o 3ª considerado grande não tem gente para encher o Dragão - devem ser as paletes de chineses que falava o Futre? Como querem que não haja elefantes brancos em estádios como Leiria, Aveiro e Algarve, vazios, a degradarem-se, safando-se apenas pelos jogos que a selecção/Continente lá faz, porque em certos sítios de Portugal quem for do clube da terra e não do vermelho sangue, é esquisito e não percebe nada de futebol? Como pode o futebol português evoluir, se há um clube que exige ser tratado como um estado dentro doutro estado, e transmite os seus jogos no seu próprio canal, sendo pago regiamente por uma operadora que ignora que do outro lado do campo também está uma equipa que os vai defrontar? E nesse aspecto isso é válido para os 3 grandes. Como pode o futebol português evoluir se o bolo é repartido por uns e as migalhas disputadas por tantos? E que esse bolo é mesmo assim, ridiculamente pobre á beira dos outros bolos europeus? Como pode o futebol português evoluir se o tempo útil de jogo em média não ultrapassa os 40 minutos? Como pode o futebol português evoluir se aquilo que veio para ajudar, o dito VAR, mais não é que uma forma de gozar, sim friso e sublinho a palavra gozar, com quem vê futebol há mais de meio século? Como pode o futebol português bater-se de igual para igual quando os Coentrões deste mundo, provocam, gozam e achincalham colegas profissionais, árbitros e público, para depois se fazerem de vitimas? Como pode o futebol português ir para a frente se há um presidente que exige que os seus consócios digam que ele é o Rei-Sol em pessoa? E isto é só a rama! Há tantos e tantos outros factores, que tornariam esta crónica num autêntico julgamento a quem manda no futebol cá do sitio! Como pode o futebol português evoluir se há uma (des)comunicação social que branqueia um ou dois clubes e faz chacota ou quando não faz, ignora, os outros? Desde quando clubes como um Braga, Boavista, Portimonense, Rio Ave foram capas de jornais desportivos? Os supra sumos do marketing tem a ideia peregrina que o que vende não é a credibilidade do jornal, mas sim o populismo da capa?
Mas e abreviando o que está bem á vista de todos - quer dizer, quase todos, já que as peças dirigentes do futebol continuam em desfilar numa feira de vaidades egocêntricas, e sem nenhuma vontade ou força ou carácter de mudar o que está mal - há um outro lado que se todos analisarem bem, também contribui para o definhar do nosso futebol: a hegemonia avermelhada!
Se repararem bem, quando é o clube do regime que detém o poder, todos os outros clubes murcham, desaparecem de cena, fazem figuras tristes! O clube encarnado é uma espécie de eucalipto que seca o futebol português, e em vez de se melhorar o ambiente, ainda tem o beneplácito das altas figuras, figurinhas e figurões deste país! Está tudo a arder? Porreiro, bota mais achas nessa fogueira!
Quando o FC PORTO teve a fama de ser hegemónico durante 30 anos - o que uma falácia grave, distorcida e centralizada pelos panfletos e pantalhas da capital do império - houve conjunturalmente uma subida de qualidade no nosso futebol! Para além dos titulos internacionais que obtivemos, tivemos também equipas a fazer honrar e dignificar o nosso futebol, começando até pelo próprio rival que foi finalista da Taça milionária por 2 vezes, um Sporting que chegou a uma final europeia na sua própria casa, uma semi-final e uma final europeia entre clubes portugueses, um ranking de 3 ou 4 equipas na Champions e vários outros com prestações dignas e recomendáveis nas outras competições uefeiras! Se isto era resultado da fruta, bendita banana que penetrou em muitos clubes! Agora é tudo mais fino, é jantares a 200 euros para a plebe não arrotar muito!
Creio bem que o dinheiro, que não faz a felicidade, mas ajuda a fazê-la, mostra porque é que os mais ricos estão lá sempre no topo a disputar os quartos e meias-finais da Champions, mas caramba, se não vou ao Algarve de Maserati, vou de Fiat Punto e chego lá também!
Só que, enquanto a imbecilidade, o tráfico de influências, a ridícula noção de ser o maior do Mundo e arredores, enfim a tradicional e tacanha mentalidade portuguesa de que em terra de cegos quem tem um olho é rei, vamos ser os invisuais desta Europa que não se importa minimamente nada com quem fica para trás. Se na política e com o esforço incomensurável da maioria de todos nós, não despegamos, porque raio no futebol que até temos jeito para isso e até temos o melhor do Mundo, andamos a penar numa espécie de 2ª divisão?
Tem a palavra quem a deveria ter, mas infelizmente e pelos vistos, agora fala-se pouco. É mais por… e-mails!
Por tudo isto é lógico que não me senti humilhado por ter levado cincazero do Liverpool. Triste sim, e humilhação só se for por saber que tudo vai continuar na mesma, com os guarda-redes a prostrarem-se no chão, com cãibras, os jogos a terem 35 a 40 minutos de tempo útil, os árbitros a serem cada vez mais humanos que qualquer dia se tornam extra-terrestres, tamanhos são os erros da sua incompetência e honestidade, por ver gente a assassinar este nosso futebol, apanhados em flagrante de faca na mão, mas quem tem a fama é um certo clube que equipa de azul-e-branco. Isto sim, humilha-me e de que maneira…
De qualquer modo, espero por vós nos Aliados!

Nota:
Tinha um post para publicar e que era muito dentro disto que o Felisberto me enviou. Como no tasco os convidados são sempre bem tratados... apenas reforço com o que já tinha dito há tempos aqui.
Porque demoram tanto a parar o tumor?


F.C.Porto - Rio Ave. Não preciso de recitais para limpar a face, bastam-me os 3 pontos.

Mesmo que tudo tivesse corrido muito bem na quarta-feira e correu tudo muito mal, hoje diria o mesmo: temos de ganhar ao Rio Ave. Por uma razão muito simples: o campeonato é o grande objectivo da época, temos dado provas semanais que podemos conseguir esse desiderato, fazer regressar o título ao Dragão, voltar a encher os Aliados.
Por isso, amanhã não espero uma equipa à procura de dar um grande recital e preocupada em limpar a má imagem deixada frente ao Liverpool e por isso, uma equipa cheia de pressa e sôfrega. Não, porque a pressa é má conselheira e a sofreguidão tira discernimento. Apenas espero um Porto positivo e capaz de ganhar.
No futuro, se como espero o F.C.Porto for campeão, o que primeiro recordarei, não será de certeza a noite negra da Champions, será a conquista do título após quatro anos de seca e depois de ninguém apostar nada neste Porto no início da temporada 2017/2018. Até porque quem nunca foi goleado que atire a primeira pedra...

A minha equipa:
José Sá, Maxi, Felipe, Marcano e Alex Telles, Herrera e Sérgio Oliveira, Corona, Marega, Soares e Brahimi.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset