Populares Mês

terça-feira, 15 de maio de 2018

«Porque te amamos tanto, Porto!», por Miguel Sousa Tavares

Porque o nosso lema, é: Porto, ame-o ou deixe-o
Porque o Porto não se apregoa, pratica-se.
Porque quem ama o Porto nunca o abandona.
Porque nos orgulhamos da nossa terra, das nossas gentes e do nosso clube...

No dia em que o Museu do F.C.Porto, finalmente, recebeu o troféu de campeão nacional de futebol sénior - é caso para dizer, ufa, até que enfim! Já todas as modalidades tinham colocado lá uma taça, até a equipa B, só faltava a mais importante, até parecia coisa de Nhaga -, a Segunda Circular vive dias de ira.
De um lado, Vieira, está como o tolo em cima da ponte, hesita entre ficar com Vitória ou deixar cair o Sonso. Do outro, Bruno de Carvalho está mais uma vez a passar-se e para além de mais um espectáculo interdito a menores de 18 anos, até já dava como garantidos os milhões da Champions, quando para lá chegar é preciso passar uma pré-eliminatória e um play-off. Mas não admira, é a mesma linha de raciocínio do chiqueiro da queimada em relação ao Benfica - como se podem ver no destaque de capa no jornal de ontem e que pelo sim e pelo não, fica registado para memória futura.

Como nunca andei por aqui a pregar falsa moral, um futebol de anjos e pecadores, apenas quero que o F.C.Porto seja tratado da mesma forma como os outros, mereça os mesmos benefícios da dúvida, veja reconhecida a sua competência e o seu profissionalismo, perante aquilo que tenho visto, lido e ouvido, importa dizer o seguinte:
Posso não ter estado de acordo como o líder do F.C.Porto tem gerido o meu clube, por algumas razões que fui apontando: por exemplo, após quatro anos de insucessos, quatro treinadores que saíram sem cumprir o contrato, não ter sido capaz de ter descido do pedestal, falar para o portismo e explicar-se. Mais até do que assumir os erros, para apontar o caminho, mobilizar o portismo, dizer o que ia ser feito para que o F.C.Porto voltasse a ser aquilo que foi na esmagadora maioria do tempo, mais de três décadas e meia em que é liderado por Jorge Nuno Pinto da Costa - pode sempre dizer-se, não falou, mas agiu e somos campeões. Discordo, uma coisa não implica que a outra não tenha razão de ser. Mas quando vejo o que se passa nos rivais da Segunda Circular, a forma como Luís Filipe Vieira e Bruno de Carvalho se comportam, só posso agradecer ao presidente do F.C.Porto por nunca nos ter feito passar por nada de semelhante. E não me venham com os Apitos...
Mesmo estando a repetir-me, espero que este título, por tudo que representa, pela forma como foi conquistado, seja encarado por quem de direito como o início de um novo ciclo. Este título, um dos mais importantes da história do F.C.Porto, não pode significar apenas um fogacho. Que as lições que esta pequena, se comparada com o passado longínquo, travessia do deserto, tenham sido aprendidas, não se voltem a cometer os mesmos erros e o Ser Porto na prática e não na teoria, se consolide, tenha vindo para ficar.

Fernando Gomes, administrador financeiro da F.C.Porto- futebol SAD, no lançamento de mais um Empréstimo Obrigacionista:
"É o oitavo empréstimo obrigacionista, todos com grande sucesso, esperemos que este também tenha e é normal que o tenha. O FC Porto tem sido escrupuloso no cumprimento das suas obrigações financeiras, respeitou sempre as suas obrigações perante os investidores, a banca, nunca teve perdões de dívida, de juros, nem caminhos abertos e facilidades. Cumpriu sempre como bom pagador todas as suas obrigações para com a banca. Por isso estamos aqui de cara levantada.
O FC Porto tem tido um comportamento normal como cliente da banca, que será exigível a todos aqueles que são nossos competidores. Trata-se de concorrência desleal: uns cumprem porque esse é o seu princípio, é a regra, outros beneficiam de situações que tornam esta competição menos justa.»
Isto passou um pouco ao lado, mas não devia. Ficou claro que há concorrência desleal, há filhos e enteados, também nesta matéria os clubes da capital do império são beneficiados. E mesmo que nalguns casos se tratem de instituições privadas, é preciso salientar, que quando receberam apoios do estado, fomos todos nós que nos atravessamos.

Sobre o caso do Andebol que envolve o Sporting e que está sob investigação, facto já confirmado pelo Ministério Público, por agora só quero recordar, como podem ver aqui, o F.C.Porto logo reagiu contra o que foi esse escandaloso Benfica - F.C.Porto. E apesar de ter protestado e recorrido até às últimas instâncias, não lhe foi dada razão... mesmo quando as evidências daquela vergonhosa arbitragem eram mais que óbvias, havia todas as razões para que o jogo fosse repetido.

Sobre a última foto, o árbitro assistente Pedro Felisberto a beijar a mulher no final do Benfica - Moreirense, apenas tenho a dizer Que o amor é louco.


- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset