Populares Mês

terça-feira, 11 de julho de 2017


Como ficou bem demonstrado no último sábado à noite na Ribeira, quando da apresentação dos equipamentos do F.C.Porto para a época 2017/2018, a paixão dos Dragões continua bem à vista, apesar de quatro anos de penúria. Sendo assim, se se diz que o melhor capital de um clube são os seus adeptos, então o F.C.Porto está bem e recomenda-se.  Mas... vamos às outras partes, aquelas que não me entusiasmam tanto. Pelo que tenho visto, ouvido e lido, tudo gira à volta de Sérgio Conceição. É o portismo e a raça do Sérgio; são os métodos do Sérgio; as ideias, tácticas e modelos do Sérgio; é mais uma época que se inicia com muita responsabilidade e muita pressão em cima das costas do treinador. Sérgio é apresentado como uma espécie de salvador da pátria e isso não é bom. Por isso, torno a bater na mesma tecla e ao mesmo tempo que faço votos para que Sérgio não defraude as expectativas, seja o tal, para bem do portismo, espero também que haja para com ele a mesma tolerância e o mesmo apoio de que gozou Nuno Espírito Santo na temporada passada.

Muitos dos problemas que afectam o F.C.Porto e levam ao descontentamento dos adeptos, eu incluído, têm origem num silêncio que às vezes se torna ensurdecedor. Há quem diga que este silêncio é bom, significa um regresso ao passado, falar pouco e fazer muito. Mesmo acreditando que estamos a fazer o que é preciso - esse balanço será feito mais lá para a frente, sobre isso, não saio do vamos indo e vamos vendo, porque Dragão escaldado de água fria tem medo... -, uma coisa não impede a outra. Tratar com discrição e recato tudo que sejam saídas e possíveis entradas; formar um plantel com competência e à altura das responsabilidades do F.C.Porto, OK; mas como disse há coisas em que o silêncio se vira contra o próprio F.C.Porto. Não temos do nosso lado uma imprensa amiga, sempre de pernas abertas para passar as nossas mensagens, dar destaque, vender - procuram é fazer o contrário. A propósito: qual é o problema do F.C.Porto ainda não ter feito nenhuma aquisição? Se um dos centrais que são nossos, Indi ou Reyes, for integrado, para que precisamos de outro? Se Aboubakar continuar, com Soares e Rui Pedro, não fica o problema resolvido? O que fica a faltar? Um 8 diferente, como já aqui fiz referência na época anterior? Sim, mas é apenas uma aquisição, não há dramas. Claro que se sair alguém importante, aí já é outra história, temos de estar preparados, resolver em tempo útil. Portanto, parem lá com essa história, deixem de repetir o mesmo disparate que só serve para meter bichinhos na cabeça de alguns portistas mais ansiosos -. por isso temos de falar, repetir, motivar e mobilizar o portismo, para que cada um, dentro das suas possibilidades, use os meios ao seu alcance para dar o destaque que o F.C.Porto justifica e merece por direito próprio - o chamado caso dos e-mails e a onda que gerou no universo portista foi sintomático. Ora, como já aqui disse e repeti, com a voz do F.C.Porto a ser quase em exclusivo a voz do presidente e com Pinto da Costa calado, fica complicado, aparecem as mais inverossímeis teorias da conspiração, especulações gratuitas e que só servem para criar ruído à volta do F.C.Porto. Se a isso juntarmos a informação que os portistas deviam ter e em primeiro lugar, através do seu clube, mas não têm, como se viu em vários exemplos já falados - Depoitre, Casillas, Rúben Neves, Boly e agora Moreto Cassamá; o silêncio sobre o que correu mal e o que estamos a fazer para que corra melhor - era o mínimo que se exigia a quem dirige o F.C.Porto e uma consideração que os portistas, pelas razões que apontei anteriormente, merecem -,  estão encontradas as razões para o descontentamento que existe, por mais que alguns tentem negar. A comunicação tem feito progressos, mas ainda está longe do que um clube como o F.C.Porto, precisa.
 
Vi na capa da lixeira desportiva da Cofina, não sei se é verdade, mas se for é uma vergonhosa originalidade que vai manter-se. A BTV vai voltar a transmitir os jogos do Benfica disputados na Luz. O escândalo continua. A FPF e a Liga têm que tomar uma posição, não podem ter medo dos gritos com origem no clube do regime, sejam eles do bronco e iletrado Luís Filipe Vieira, sejam dos paineleiros e cartilheiros benfiquistas, sejam eles dos jornalistas entre aspas, aqueles que não fazem outra coisa senão lamber e fazer fretes aos vermelhos.
Digam um, apenas um país onde no principal campeonato de futebol, haja um clube que transmite os seus jogos em casa através do seu canal de televisão? Não há!
Agora que o vídeo-árbitro vai ser utilizado na Liga NOS, a BTV continuar a transmitir os jogos do Benfica não contribui nada para que o clima de suspeição diminua. Porque faz tanta questão o clube do regime que os seus jogos em casa sejam transmitidos na BTV?

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset