Populares Mês

quinta-feira, 10 de agosto de 2017


Directamente ao assunto:
Continuo no vamos indo e vamos vendo, mas e é uma constatação, não posso deixar de dizer que o Porto de Sérgio Conceição, até ao momento, tem ultrapassado as minhas expectativas. Desde Co Adriaanse que nenhum treinador me tinha deixado tão boa impressão, em tão pouco tempo, como o actual treinador do F.C.Porto.
Não se trata sequer de colocar a questão de uma equipa perfeita, isso não existe, o futebol é jogado por homens e mulheres, logo o erro faz parte do processo, e até mesmo aquelas que mais se aproximaram deixaram sempre espaço para melhorar e evoluir - para mim o exemplo mais recente de equipa muito evoluída, próximo da perfeição, foi o Barcelona de Guardiola, com Messi, Xavi, Iniesta, etc. Mas trata-se de olhar para a equipa e analisar se nesta altura era possível fazer mais e melhor. Não acho. Para o tempo de trabalho que tem, pouco mais de um mês, sem qualquer reforço, o F.C.Porto está muito bem, já se nota a marca do treinador - desconfio muito daqueles treinadores que andam sempre a falar da falta tempo... E isso para quem, como era o meu caso, não conhecia o trabalho de Sérgio - nunca acompanhei as suas equipas com o cuidado devido para uma análise correcta -, é um motivo de satisfação. A equipa já tem organização e automatismos, é intensa, dinâmica, pressiona com critério, é rápida a sair e tanto sai em toque, apoiado, como estica na profundidade, tem largura, jogo interior, é vertical, mete gente na frente, está a ganhar por três quer chegar ao quarto, faz, e vai à procura do quinto.
Resumindo: esta equipa, que, repito, não tem nenhum jogador novo no F.C.Porto, já sabe o que quer e o que tem de fazer para lá chegar.
Obviamente, há coisas que têm de melhorar. Ainda há momentos em que a equipa fica desequilibrada, dá espaços que não devia - o lance que valeu o cartão a Danilo, é um bom exemplo; em que precisa de definir e melhorar a qualidade de passe, particularmente o último, aquele que sendo bem executado pode dar golo - Hernâni é o exemplo que cito: sai rápido e com a bola controlada, tem várias e boas possibilidades, escolhe uma, OK, mas depois faz o passe muito em cima e mal; falta cruzar melhor e para isso é fundamental levantar a cabeça, ver onde está a melhor opção - Alex e Ricardo chegavam bem para centrar, mas depois ou era curto ou demasiado comprido, muito para dentro, demasiado para fora; falta trabalhar os lances de bola parada, os cantos, em especial - muito para a zona do guarda-redes e aí fica difícil, é uma área protegida, qualquer toque inviabiliza a jogada; vários momentos, ainda há tendência a complicar, emperrar em vez de soltar, simplificar - Brahimi quis fazer golo de ângulo difícil quando tinha vários colegas em posição privilegiada; ontem até faltou alguma eficácia, embora esta equipa marque muitos golos.

Mas se não conhecia o trabalho de Sérgio Conceição, conhecia a sua forma de estar, a sua exigência, determinação, vontade de ganhar, mesmo a feijões, o seu discurso e como tal já tinha dito, com Sérgio acabou o cinzentismo, as frases feitas, o politicamente correcto. E como eu ando sempre a dizer que podemos empatar, até perder, nunca podemos é sair do campo deixando a sensação que não fizemos tudo para ganhar; e temos de ser capazes de vencer alguns jogos na amarra, na transcendência; só posso ficar muito contente quando oiço o treinador do F.C.Porto dizer e cito:
«Tivemos um apoio fantástico dos adeptos, estamos a criar um verdadeiro mar azul e eles são verdadeiramente o nosso 12.º jogador. É muito importante sentirmos esse apoio, esta paixão que eles sentem pelo clube e isso transmite-se para dentro do grupo de trabalho, que também sente isso. Há uma coisa que posso prometer, podemos até empatar ou mesmo perder um jogo - espero que não -, mas a atitude, a paixão, a entrega e a dedicação estarão sempre em campo
 
Agora que se iniciou a época, algumas notas, regras, para memória futura:
Posts no final dos jogos vão ter tendência para terminar. As excepções serão aqueles que começam cedo, 18 ou 19 horas. Chegar a casa em jogos que começam tarde e ir à pressa fazer o post, já não dá. Idem para os jogos fora que comecem depois das 20 horas.

Como sempre aconteceu e vai continuar a acontecer, vou sempre dizer aquilo que vejo. Quando gosto digo porque gostei, quando não gostar farei o mesmo. Será sempre a minha análise, que procurarei seja objectiva, construtiva, mas como é minha, vale o que vale. Como tal pode ser sempre contestada e criticada, desde que dentro das normas já conhecidas, isto é, respeito pelo tasqueiro, pelo F.C.Porto e quem o serve.

Como é norma do tasco, estarei sempre atento aos factores externos - como se verá já a seguir -, mas nunca deixarei de olhar para os problemas e responsabilidades internas.

Nota final:
Para todos aqueles que clamam contra este clima que não é saudável para o futebol português:
Dando de barato que vocês no passado e quando se tratou do clube que fez do vocês uns vendilhões do templo que se vendem barato, fazia pior e vocês faziam coro com ele, expliquem-me lá como pode haver paz, serenidade, um clima saudável, se mesmo com as imagens a mostrarem claramente que um golo é limpo, até o vídeo-árbitro(VAR) diz que é ilegal? Em nome do tal clima saudável, do produto e da indústria do futebol, devíamos fazer de conta que não se passa nada, quando e pela amostra, estas coisas são recorrentes e acontecem sempre em benefício do mesmo? Ou será que o problema é mesmo esse, se o beneficiado equipar de azul e branco, pode-se colocar tudo e todos em causa, falar em tributos dos árbitros, jogos viciados, etc., mas se o beneficiado for o clube do regime já não se pode tocar nem com luvas de pelica?
Porque, para evitar falatórios e para que não fiquem dúvidas no espírito de ninguém, não explica um qualquer responsável da arbitragem o que passou se no lance que seria o segundo golo do Braga?
Dudu, no panfleto da queimada, diz que dá a sensação de ser um lance legal, mas sem linhas de fora-de-jogo... Como? Então a transmissão da BTV não tem linhas de fora-de-jogo? Como é possível que nas imagens que vi na RTP sobre o lance, obviamente sem culpas da televisão pública, Seferovic  não aparecer sequer?
É, confirmam-se os meus receios expressos num dos posts anteriores e sobre as manipulações com origem na televisão do regime. O que tem a dizer sobre isto o CA? Há um clube que pode utilizar o VAR em seu benefício nos jogos em casa?

Saúde-se o regresso do presidente Pinto da Costa ao activo.
Caixa de comentários 

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset